Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul Informação

O coro da Missionart vai levar «Glória», a obra mais conhecida de António Vivaldi, à Sé de Faro no dia 16 de Dezembro, ao Centro Cultural de Lagos, no dia 21 do mesmo mês, e à Igreja Matriz de Portimão no dia 7 de Janeiro de 2017. Todos os concertos começam às 21h00.

Estes concertos, que duram uma hora, vão estar divididos em duas partes: o primeiro consistirá na apresentação de algumas peças musicais barrocas pelo «Algarve Camerata» e uma formação de cordas dirigida pelo maestro João Rocha, constituída por professores de música da Academia de Música de Lagos.

jf-quarteira

No segundo momento, dirigidos pelo maestro Henrique Ramiro, nos concertos em Faro e Portimão, e pelo maestro João Miguel Cunha, no concerto em Lagos, o coro, constituído por cerca de 50 vozes na companhia das orquestras Amadeus e Joly Braga Santos, apresenta a obra sacra «Gloria» de Vivaldi.

Os concertos contarão, ainda, com a participação especial do organista e cravista brasileiro Handel Cecílio, que fez parte da sua formação musical na cidade de Coimbra. Já os solistas serão Joana Godinho e Carina Ferreira, e João Pedro Cunha como concertino.

Como o órgão da Sé de Faro comemora 300 anos desde a sua inauguração, o concerto na capital algarvia integra a comemoração desta efémeride, assim como o facto de se cumprirem 200 anos da morte do Bispo Dom Francisco Gomes do Avelar, Bispo do Algarve entre 1789 e 1816.

O texto desta obra «Gloria» tem origem no antigo hino cristão Gloria in excelsis Deo que é cantado nas igrejas desde o século II. Começa com a aparição e cânticos dos anjos aos pastores, relatado no evangelho segundo São Lucas, anunciando o nascimento de Jesus.

O texto latim de «Gloria» começa com «Gloria in excelsis Deo et in terra pax homínibus bonae voluntátis, Laudámus te, benedícimus te, adoramus te», que em português quer dizer: «Glória a Deus, ao mais alto dos céus, paz na terra aos homens de boa vontade. Nós te louvamos, nós te bendizemos, nós te adoramos».

A entrada é livre para os concertos de Faro e Portimão, ao passo que em Lagos custa 8 euros cada entrada.

A Missionart é uma associação recém-criada no Algarve que tem como objetivo promover e dinamizar a música e outras formas de arte. Esta associação surge da necessidade de estruturar e dar corpo a projetos desenvolvidos ao longo do último ano, como o musical «Um Natal Iluminado, apresentado no Natal de 2015 em Portimão, com a chancela da Associação de Igrejas Baptistas do Algarve, e colaboração da Academia de Música de Lagos e Conservatório de Música Joly Braga Santos.

 

festival do marisco de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

Foto: ACTA

ACTA estreia 88ª produção baseada no “Sermão de Santo António aos Peixes”

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos