Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul Informação

Trajes académicos com a capa fechada no pescoço, em sinal de luto, camisolas escuras, quase sempre pretas, a cobrir os caloiros, caras (na generalidade) limpas e silêncio, um profundo silêncio. Quem esperava ver um Desfile da Receção ao Caloiro da Universidade do Algarve (UAlg) com animação, cânticos e caloiros pintados e vestidos com cores garridas, ficou com as expetativas goradas.

Em 2016, os universitários do Algarve vestiram-se a rigor para protestar contra as medidas da reitoria para regrar as praxes ditas tradicionais e deixaram em casa a habitual animação que carateriza este cortejo.

maozorra

Num despacho lançado antes do início do ano letivo, o reitor da UAlg António Branco impôs regras apertadas para a receção aos novos alunos, a chamada praxe, entre as quais a proibição de usar «substâncias que ofendam a higiene e a saúde, individual ou pública, nomeadamente que visem criar maus odores ou sujidade nos estudantes», durante o desfile. Também não era permitido «distribuir ou fornecer, a qualquer título, bebidas alcoólicas a alunos que integrem o cortejo».

As regras foram cumpridas à risca, embora muitos dos alunos não se tenham coibido de consumir cerveja durante o cortejo. Mas, seguindo a regra à letra, nada os impedia de o fazer – desde que não fornecessem mais ninguém.

O final do desfile, que como é habitual partiu do Campus da Penha da UAlg e terminou no Largo de São Francisco, foi o único momento que destoou da solenidade que durou durante a caminhada até a este local. Aqui, as vozes soltaram-se, em antecipação ao momento do batismo de praxe, proporcionado por um auto-tanque dos Bombeiros Sapadores de Faro.

 

Veja as fotos do desfile/protesto da Receção ao Caloiro da UAlg:

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

sessões de cinema de inverno
zoomarine

Também poderá gostar

Hermínia Vilar UÉ em Sines

Reitoria Aberta deu a conhecer a Universidade de Évora em Sines

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

Foto (Arquivo)

OPTO em Albufeira arranca na quarta-feira e espera milhares de alunos