Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoO pianista António Rosado interpreta obras de Rachmaninoff num concerto no Auditório Municipal de Lagoa, no próximo dia 3 de outubro, às 21h30.

O concerto assinala Dia Mundial da Música, que se comemora a 1 de Outubro, tendo sido instituído em 1975 pelo International Music Council, fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, com o objetivo de promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgar a diversidade musical, incentivando a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como Georges Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt.

vamos à vila 2025

Atuou em palco, pela primeira vez, aos 4 anos. Os estudos musicais iniciados com o pai tiveram continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o curso Superior de Piano, com 20 valores.

Aos 16 anos parte para Paris, onde estuda no Conservatório Superior de Música e faz cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella (Itália). Em 1980, estreou-se em concerto com a Orchestre National de Toulouse e desde essa data tem tocado com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros.

Também na música de câmara tem atuado com prestigiados músicos. Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles.

Estes prémios constituem o reconhecimento internacional do seu virtuosismo e o impulso para uma brilhante carreira, com a realização de recitais e concertos por todo o Mundo, e a participação em diversos festivais. Na década de 90, foi o pianista escolhido pela TF1 para a gravação e transmissão de três programas.

O seu primeiro disco foi gravado na década de 80, em Paris, seguindo-se outros, nomeadamente: as obras para piano de Vianna da Motta; um cd comemorativo dos 150 anos da passagem de Liszt por Lisboa; a Fantasia de Schumann; a Sonata de Liszt; as Sonatas para piano e violino de Brahms (com o violinista Gerardo Ribeiro) e Mozart in Norway (com o pianista Artur Pizarro).

Com a NDR Sinfonieorchestra de Hamburgo, gravou o Concerto nº 2 e Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninov. Recentemente, gravou os dois Concertos de Brahms com a Orquestra Nacional do Porto e a integral das Sonatas para piano de Fernando Lopes Graça.

O concerto de dia 3 é para maiores de 6 anos. Os bilhetes custam 10 euros e encontram-se à venda no Convento de S. José e Auditório Municipal de Lagoa.

infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de odemira

Também poderá gostar

Semana Académica 2016_Sexta dia 6 Maio_Capicua_4

Capicua, Ana Lua Caiano e Domingos e Amigos ajudam Tavira a conectar-se à natureza

Filipa Sousa

Filipa Sousa volta a “Acreditar” em concerto marcado para Albufeira

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região