Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoO Município de Odemira aderiu à Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto “Cidades Saudáveis” nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

A Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis desenvolve uma metodologia estratégica de intervenção baseada nos princípios essenciais do projeto “Cidades Saudáveis” – equidade, sustentabilidade, cooperação intersectorial e solidariedade.

Constituída em 1997, a Rede desenvolve a sua intervenção tendo por objetivos apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto “Cidades Saudáveis” da Organização Mundial da Saúde; divulgar, estimular e apoiar a adesão de novos municípios.

jf-quarteira

São atualmente membros da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis um total de 33 municípios, de norte a sul e ilhas. A presidência do Conselho de Administração da rede está a cargo de Joaquim Cesário Cardador dos Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede consolida-se no alargado leque de parceiros locais existente em cada cidade saudável portuguesa, bem como nas parcerias formais que desenvolve com a Organização Mundial de Saúde, a Direção-Geral de Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública, que constituem um importante suporte técnico ao trabalho desenvolvido. A Rede foi recentemente convidada a integrar o grupo de trabalho de concecão do Plano Nacional de Saúde 2016/2020.

Na última reunião da Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, que decorreu no dia 25 de maio, em Serpa, foi formalizada a adesão dos Municípios de Alfândega da Fé, Odemira, Sesimbra e Vidigueira.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Stethoscope and heart isolated on white

Em Maio, Odemira faz “Tudo em Prol do Coração”

INEM 23

Criança ferida em atropelamento ferroviário em Odemira helitransportada para Lisboa

comboios_linha ferroviaria_ferrovia_er_02

Rapaz de 12 anos com ferimentos graves em atropelamento ferroviário em Odemira