Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA abertura da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia” é o ponto alto dos festejos dos sete anos do Museu de Portimão, que decorrem este sábado, dia 23, no mesmo dia em que tem lugar a 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e ainda a inauguração da mostra “Mundos Novos”.

Este ano, a Corrida Fotográfica de Portimão assinala 15 anos de existência e promete vários desafios. Das 9h00 às 20h00, os concorrentes passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar.

Através das suas objetivas, espera-se um renovado e atualizado olhar pelo território do município, suas gentes, atividades, vivências e aspetos do património cultural e natural.

vamos à vila 2025

Para as 17h00 deste sábado, está marcada a inauguração da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia”, de António Marreiros, uma mostra que revela o percurso de vida, pessoal e profissional de um portimonense, nascido na freguesia da Mexilhoeira Grande, que durante a procura de um ofício encontrou-se com a poesia e descobriu o gosto pela fotografia.

«António Marreiros foi barbeiro e começou a aprender o seu ofício com o Valentim Dias, que era também um barbeiro fotógrafo, o que é curioso», explicou José Gameiro ao Sul Informação.

António Marreiros acumulou, ao longo das décadas, um «imenso espólio fotográfico, sobretudo sobre a freguesia da Mexilhoeira Grande e todas as zonas rurais do concelho de Portimão».

Sul InformaçãoA exposição mostrará precisamente algumas imagens desse espólio (que precisaram «de muito trabalho de restauro»), bem como a própria barbearia de António Marreiros, que funcionou durante largos anos na Mexilhoeira Grande e que agora integra, por doação dele próprio, o espólio do Museu.

Depois desta inauguração, segue-se outra, a da exposição «Mundos Novos», de Timo Dillner. O artista alemão, a viver há mais de 17 anos no Algarve, dá a conhecer através da instalação, pintura e escultura, a sua perspetiva sobre viagens a lugares inesperados, novas gentes e outros mitos.

No Museu de Portimão, a programação para os mais novos não é esquecida e, no dia do seu aniversário, das 15h00 às 17h00, as Marias conserveiras vão estar na Oficina Educativa para contarem as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliês a construir latas de conserva muito especiais.

O programa de aniversário termina às 18h30 com uma degustação de conservas, de várias espécies, promovida pela Docapesca.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu em 2010 o prémio “Museu Conselho da Europa” e no ano seguinte o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Atestando o prestígio do museu portimonense, José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, foi nomeado em Março, pelo European Museum Forum (EMF- Fórum Europeu dos Museus), presidente do júri internacional do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) e Prémio Museu Conselho da Europa (CoE), dois dos mais relevantes galardões atribuídos aos museus europeus.

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro

Cartaz Há Espiga DOC

Documentário “Há Espiga?!” estreia perante a sua comunidade em São Brás de Alportel

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos