Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoO autor Manuel Tiago, um dos pseudónimos de Álvaro Cunhal, vai estar em destaque, no mês de Abril, na Biblioteca de Olhão. Obras escritas pelo ativista político e histórico membro e dirigente do Partido Comunista Português vão ser dadas a conhecer, numa altura em que se aproxima a data dos dez anos da sua morte.

Nascido em novembro de 1913, Álvaro Cunhal faleceu a 13 de Junho de 2005. A sua longa vida foi, em grande parte, dedicada ao Partido Comunista, ao qual esteve intimamente ligado até morrer e do qual foi dirigente durante muitos anos.

Foi, igualmente, um dos principais rostos da oposição ao Estado Novo, tendo estado preso por diversas vezes, por motivações políticas, e vivido, durante muito tempo, na clandestinidade. Esta experiência de vida está bem patente nas obras de Manuel Tiago.

vamos à vila 2025

O autor português deixou diversas obras, nomeadamente romances, poesia e contos. Dois dos livros mais emblemáticos escritos por Álvaro Cunhal, sob o pseudónimo Manuel Tiago, foram adaptados para os ecrãs.

Em 1996, José Fonseca e Costa adaptou a obra «Cinco Dias, Cinco Noites» para o cinema. Mais recentemente, em 2005, o romance «Até Amanhã, Camaradas» inspirou uma minisérie de televisão, que passou no canal SIC. Mais tarde, Joaquim Leitão, que já havia realizado a séria televisiva, adaptou este livro para o grande ecrã.

Toda a bibliografia do autor existente na Biblioteca de Olhão poderá ser consultada através do catálogo online.

sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

feira juventude olhao (8)

4ª Feira de Associativismo e Juventude teve uma «grande adesão» em Olhão

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

Olhão

IV Feira de Associativismo e Juventude arranca hoje em Olhão