Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoLoulé vai saber este sábado se a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto, entregue formalmente esta sexta-feira à Associação de Capitais Europeias de Desporto (ACES Europe), foi aceite. Responsáveis por esta entidade estão desde ontem a conhecer os equipamentos desportivos do concelho e vão anunciar a sua decisão esta tarde, às 18 horas, no Parque Municipal de Loulé.

O dossier de candidatura foi entregue aos responsáveis da ACES Europe, Gian Francesco Lupatteli (presidente) e Nuno Santos (diretor em Portugal) numa cerimónia que teve lugar nos Salão Nobre dos Paços do Concelho, esta sexta-feira. Os dois responsáveis participam, igualmente, nas visitas técnicas que estão a decorrer.

O atual executivo camarário já pegou no processo, lançado pelos seus antecessores, a meio, mas assumiu o desafio e pretende «levá-lo a bom porto», segundo declarou o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo.

festas da cidade de olhao

«O Concelho de Loulé tem características para que esta candidatura seja coroada de êxito. Tem uma política desportiva com uma estratégia e uma coerência que não começa agora, vem de há muitos anos, atravessou vários executivos municipais, daí Loulé ter um potencial para a prática do desporto que é, de facto, apreciável e que nos dá toda a confiança. Acalentamos, com toda a justiça e segurança, que esta candidatura será apreciada positivamente», sublinhou o edil louletano.

«Os excelentes campos de golfe, os complexos de piscinas de Loulé e Quarteira, um estádio de Futebol (Estádio Algarve) moderno, criado no âmbito do Euro 2004, campos de futebol, pavilhões e, sobretudo “um movimento popular institucional e não institucional que constitui uma das diretrizes da política europeia do desporto” são alguns do fatores que Vítor Aleixo aponta como decisivos para a escolha favorável por parte da ACES», resumiu a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Já Hugo Nunes, vice-presidente do Município, responsável pelo pelouro do desporto refere ainda «a riqueza enorme de modalidades, de equipamentos mas também de atletas e dirigentes» que fazem com que esta candidatura seja o «reconhecimento” de toda a dinâmica desportiva existente no Concelho».

Nuno Santos, da ACES Portugal, falou do percurso da associação em Portugal, do pioneirismo de Guimarães Cidade Europeia do Desporto em 2013, e da Maia, neste ano de 2014. O responsável sublinhou «o excelente trabalho» dos vimaranenses e considerou ser este «um exemplo a seguir» até porque Guimarães foi também a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013, entre as dez melhores da Europa.

Nuno Santos manifestou o desejo que, após esta visita, Loulé possa seguir o caminho de Guimarães e da Maia. «Já existem várias cidades candidatas a este prémio. Não poderão ser todas, será sempre uma e será sempre a melhor. O que desejo é que Loulé consiga efetivamente este prémio», disse ainda. Caso isso venha a acontecer, a 5 de novembro, os responsáveis louletanos irão a Bruxelas para receber a bandeira de Cidade Europeia do Desporto que oficializa o momento.

lagos eventos
zoomarine

Também poderá gostar

Praça do Mar Quarteira - C.M.Loulé - Mira

Câmara de Loulé transfere 1,7 milhões para que Juntas de Freguesia façam obras

Hortas comunitarias da Infralobo2

Infralobo inaugura hortas comunitárias inclusivas

Loulé. Câmara de Loulé. MC

Dos prémios PME ao desfile etnográfico: Semana do Município de Loulé começa a 26 de Maio