Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoLuís Catarino, um dos fundadores do Partido Movimento Democrático Português – MDP/CDE, do qual foi vice-presidente, e que exerceu grande parte da sua carreira profissional e política no Algarve, em particular em Portimão, faleceu esta terça-feira, no Hospital de Aveiro, vítima de doença prolongada, anunciou a Câmara Municipal de Portimão.

A autarquia sublinha, em comunicado, que «o município de Portimão está mais pobre com o desaparecimento do seu ilustre e dedicado cidadão Luís Manuel Alves de Campos Catarino».

Sul InformaçãoLuís Catarino manifestou, desde jovem, a sua oposição ativa à ditadura, na altura vigente no país, sendo de destacar as suas intervenções como membro da Comissão Democrática Eleitoral de Faro nas eleições de 1969 e como membro da Comissão Central do Congresso de Aveiro da Oposição Democrática, em 1973.

sessões de cinema de inverno

Interventor desde a Revolução de 1974 nas ações de defesa e propaganda dos ideais de Abril em todo o Algarve e em Lisboa, foi um dos fundadores do MDP/CDE.

Em 1975 foi eleito, pelo mesmo partido, deputado à Assembleia Constituinte, com trabalho e vasta participação na discussão e elaboração da Constituição da República Portuguesa e, posteriormente, em 1979, eleito novamente deputado à Assembleia da República.

A partir de 1977, por diversas vezes foi eleito membro da Assembleia Municipal de Portimão, da qual no mandato de 90/93 foi seu presidente, em representação da CDU.

Nascido em Coimbra no ano de 1926, depois de concluídos os estudos liceais entrou para a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1950.

Após ter sido delegado do Procurador da República nos Açores, Lagos e Porto, fixa a sua residência em Portimão, em 1961, onde passa a exercer a atividade de advogado, sendo reconhecido como um dos mais brilhantes e respeitados em todo o Algarve.

Sul InformaçãoNo plano social e cultural, exerceu os cargos de presidente da direção e presidente da assembleia geral do Portimonense Sporting Clube, presidente da direção e presidente da assembleia geral do Clube Naval de Portimão (ao tempo Associação Naval Infante de Sagres) e membro da direção do Grupo Amigos de Portimão, aquando da sua reorganização e lançamento de atividades artísticas e culturais.

A relevante ação desenvolvida na área política, o valor e projeção da sua atividades no campo social e cultural, a extraordinária competência profissional revelada e a capacidades e aptidão para bem servir e fazer que demonstrou em diferentes circunstâncias, a par de excecionais qualidades morais e cívicas, evidenciaram Luís Catarino na vida do município de Portimão, tornando-o digno de respeito, consideração e reconhecimento público, tendo recebido em 2001 a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

O funeral vai realizar-se em Coimbra nesta quarta-feira, 19 de março, a partir das 15h00.

 

Nota: A foto de Luís Catarino foi cedida pelo investigador Nuno Campos Inácio, responsável pela página de Facebook Portimão Antigo, a quem o Sul Informação agradece.

 

 

festival do marisco de olhao
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras