Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Sul InformaçãoO Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático (Musubmar) assinaram no dia 14 de maio um protocolo de cooperação referente à câmara hiperbárica a instalar no hospital de Portimão.

A cerimónia de assinatura, que contou com José Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHBA, e Pedro Poucochinho e Luís Sá Couto, representantes da Musubmar, decorreu nas Instalações daquela Instituição Hospitalar e foi presenciada pelos restantes membros do Conselho de Administração.

Trata-se de um acordo no qual a Musubmar faz a cedência ao CHBA de uma câmara hiperbárica, com capacidade para tratar 8 pacientes simultaneamente e que ficará instalada fisicamente no piso -1 da Unidade de Portimão, na futura Unidade de Medicina Hiperbárica.

recrutamento zoomarine 2025

O CHBA explica, em nota de imprensa, que se trata de uma formalização do estreitar de relações e contactos, que tem vindo a acontecer entre a Musubmar e o CHBA, no contexto do projeto “Ocean Revival”, e que pretende «dotar o concelho portimonense de condições para se tornar uma referência, em termos de destino turístico subaquático, com o Parque Subaquático localizado em Alvor (que implica a submersão de quatro navios da Marinha Portuguesa)».

Sul InformaçãoA criação do parque «implica alguns critérios, em termos de segurança, para quem pratica mergulho e, nesse sentido, surgiu a vontade de prover esta Instituição Hospitalar de condições para receber os mergulhadores que sofram acidente de mergulho, já que a Unidade de Medicina Hiperbárica mais próxima fica localizada na capital portuguesa».

Assim, com a assinatura deste protocolo, «Portimão e a sua Instituição Hospitalar usufruirão de uma valência médica que, para além de oferecer segurança à prática de mergulho recreativo, possui inúmeras aplicabilidades clínicas que tornam a região mais autónoma e a Unidade Hospital como uma referência nesta área», acrescenta o CHBA.

«A importância do Turismo, enquanto principal fonte económica do Algarve, é uma realidade indiscutível. A exploração das várias ofertas turísticas que a região dispõe deve convergir com a crescente adaptação das infraestruturas de apoio, nomeadamente na área da saúde, com apetrechamento de requisitos técnicos que geram no turista mais confiança na região», conclui a nota do Centro Hospitalar.

festival do marisco de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

família-pai-filhos-pais-unsplash

Biblioteca da UAlg de Portimão dinamiza palestra sobre acolhimento familiar

PSP

Homem detido por agredir outros dois com uma navalha, em Portimão

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (17)

Frank Sinatra e muitos sorrisos na chegada do primeiro voo entre Nova Iorque e Faro