Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dia nacional do pescador

Sul InformaçãoA música clássica e o património edificado do Algarve voltam a marcar encontro ao longo dos próximos meses, em mais uma edição da iniciativa «Música nos Monumentos». As ruínas romanas de Milreu acolheram no Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, celebrado na passada semana, a sessão de apresentação deste ciclo e também o primeiro dos cinco concertos que fazem a programação deste ano.

Segue-se já amanhã um espetáculo no Chalé João Lúcio, a Ecoteca de Olhão, onde um trio de cordas composto por elementos da Orquestra do Algarve vai tocar composições de J. Haydn, Franz Schubert e Beethoven. Uma iniciativa que pode ser vista a partir das 18h30. Todos os agrupamentos de câmara que irão tocar nos diferentes pontos da região são compostos por músicos da orquestra.

Esta parceria, que dura há quatro anos, entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Orquestra do Algarve pretende «fazer a aproximação de públicos», aliando duas dimensões distintas do mundo cultural: a música e o património. O objetivo é «surpreender» o público, unindo duas formas de viver a cultura, que podem ser complementares.

recrutamento zoomarine 2025

Sul Informação«Os monumentos são parte do nosso passado, mas também do presente e devem ser uma parte do território que seja fruída e usada, um local onde também possamos viver», ilustrou na apresentação da quarta edição deste evento a diretora regional de Cultura Dália Paulo.

Depois do concerto em Milreu, protagonizado por um duo de violinistas que interpretou obras de Jacques Féréol Mazas, a iniciativa contará com um segundo espetáculo em abril, em Olhão.

Um concerto que vai ter lugar no dia 27, no Chalé João Lúcio, «um sítio fantástico e um miminho do nosso património», na visão de Dália Paulo. Além da componente patrimonial, a agora Ecoteca de Olhão beneficia da «envolvência natural», uma vez que se situa no coração do Parque Natural da Ria Formosa, junto à Quinta de Marim que lhe serve de sede. Com a adição de música, esta é «uma oportunidade a não perder».

Em Maio, no dia 25, será a Alcaidaria do Castelo de Loulé o local escolhido para acolher mais um concerto do ciclo. Neste caso, serão cinco os membros da Orquestra do Algarve presentes, um quinteto de cordas e clarinete, que irá interpretar obras de Mozart e Osvaldo Golijov.

Sul InformaçãoEm junho o ciclo vai até Cacela Velha, concelho de Vila Real de Santo António, onde um quinteto de sopros irá tocar peças de Mozart, A. Reicha e Haydn no antigo cemitério desta pequena localidade com uma vista privilegiada a Ria Formosa. Um aldeia conhecida não só pela sua beleza natural, mas também pelo seu património.

O ciclo de «Música nos Monumentos» de 2013 termina na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila do Bispo, com a atuação de um quarteto de sopro, com o repertório a incluir obras de Mozart, Frederick Loewe e Jerry Bock.

Os concertos deste ciclo são todos destinados a maiores de 6 anos e os bilhetes para cada sessão custam cinco euros. Um bilhete para os quatro concertos (o de apresentação foi gratuito) custa 16 euros e habilita o seu comprador a ganhar um prémio Cartão FNAC de 50 euros, que pode ser usado para «a aquisição de música ou instrumentos musicais na FNAC Algarve Shopping».

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Cine-Teatro Louletano Palco

Prémios da APOM entregues em Loulé

Foto: Martyna Mazurek|Sul Informação

Teatro das Figuras celebra 20 anos com Maria João Pires, Hamlet e Ornatos

Teatro Lethes

Faro Blues regressa ao Teatro Lethes