Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

Sul InformaçãoA Junta de Freguesia de Portimão promove a apresentação pública da terceira edição do conto infantil “Os Barrigas e os Magriços”, no Tempo – Teatro Municipal de Portimão, no próximo dia 23 de Abril pelas 9h30 horas.

“Os Barrigas e os Magriços”, da autoria de Álvaro Cunhal, é um conto infantil, dirigido às crianças e aos jovens – «e porque não aos adultos?», interroga a Junta de Freguesia – e tem «o propósito cívico de informar, numa narrativa lúdica, a história do 25 de abril de 1974 e o significado da Revolução dos Cravos, passados que são trinta e nove anos da nossa História».

Ilustrado pelos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo dos Agrupamentos Verticais Júdice Fialho e Prof. José Buisel, com desenhos que pretendem estimular o seu trabalho de memória, e abrir as portas do seu imaginário, ajudando-os à compreensão da História de Portugal, neste conto a história entrelaça-se na ficção e os factos são apresentados “como quem conta um conto”, ou seja, o narrador tenta “explicar” a realidade recorrendo a um universo imagético e simbólico que mergulha a criança num ambiente ficcional que já lhe é familiar.

são brás de alportel

Sul InformaçãoO êxito das primeiras edições, a nível nacional, justifica que a Junta de Freguesia de Portimão promova a sua terceira edição, naquilo que considera como «um contributo modesto de uma temática pouco abordada na História e na Literatura para crianças e jovens, renovando a convicção de que, a seu modo, este conto revisita o passado recente da nossa História».

inframoura cada gota importa
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso a licenciaturas

Sul Informação - Detido burlão do “Olá Pai / Olá Mãe”

Sindicato defende extensão da proibição do uso de telemóveis nas aulas até ao 12.º ano

Sul Informação - Medidas contra falta de professores permitiram atrair e reter 5600 docentes

Governo disponibiliza 6 milhões para obras urgentes em 28 escolas do país