Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoA Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Faro, através do programa «Escola Segura», vai promover ações de sensibilização em escolas sobre o consumo de substâncias psicoativas compradas nas chamadas Smartshops.

Estas sessões destinam-se às turmas do 9º e 10º ano e aos cursos profissionais de várias escolas do concelho de Faro.

O Comando Distrital da PSP explica, em comunicado que estes produtos, apesar de serem «considerados “legais”» e poderem ser comprados «livremente», «produzem efeitos semelhantes à cocaína, ecstasy, lsd ou cannabis».

vamos à vila 2025

No entanto, são «substâncias que estão na moda entre os adolescentes», podendo ser comprados em «smartshops ou pela internet, a preços que oscilam entre os 5 e os 40 euros».

«Charlie, DJ, Funky Monkey, Mojo, Hush são alguns dos nomes deste “cardápio”, vendidos em embalagens coloridas e muito sugestivas, etiquetados por vezes como fertilizantes ou incensos e que levam em alguns casos a estados de grande euforia e alucinação», acrescenta a polícia.

No entanto, «segundo informações recolhidas em reportagens sobre a matéria», estas substâncias são «altamente tóxicas e produzem efeitos nefastos no cérebro humano, com consequências imprevisíveis para quem as consome: psicoses, esquizofrenia, perturbações psiquiátricas e, nos casos mais graves, a morte», conclui a PSP.

vila do bispo
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

colors of Portugal

PSP diz que queixas contra agentes representam 0,03% das interações dos polícias

View from the back of a Portuguese policeman guards public order

PSP desmantela rede de tráfico de droga que operava em Beja

Mãos algemadas Detenção prisão algemas DepositPhotos

PSP detém suspeito de peculato, furto e violação de correspondência em Beja