Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoO emblemático Café Calcinha, em Loulé, vai ser palco, no sábado, dia 16, às 16 horas, da apresentação do CD “Fado Aleixo”, de Afonso Dias e A Sopa dos Pobres, no âmbito de mais um aniversário do nascimento do poeta (18 fevereiro 1899).

Este trabalho é uma edição independente da Bons Ofícios, associação cultural com sede no Algarve. “Fado Aleixo” é o oitavo CD de originais de Afonso Dias, autor e cantor que fez parte do movimento da balada de intervenção, foi fundador do GAC – Grupo de Ação Cultural e continua a cantar e a dizer poesia onde é preciso.

Trata-se de um projeto que Afonso Dias acalenta há vários anos e que agora se concretiza mercê do apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, da Fundação INATEL e dos Municípios de Lagoa, Loulé, Castro Verde e S. Brás de Alportel.

vamos à vila 2025

“Fado Aleixo” é um tributo ao mais criativo e sagaz dos poetas algarvios. Talvez o mais moderno e, seguramente, o mais interventivo socialmente. Foi António Aleixo que elevou a voz do povo às alturas de uma arte maior e foi essa arte que o impôs como figura superior da cultura portuguesa.

“Fado Aleixo” traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional que ele mesmo cantava. Porque Aleixo cantava o Fado. E tocava Guitarra portuguesa. O Fado é, neste trabalho, sujeito a alguns “atrevimentos”. Desde logo o recurso a instrumentos pouco habituais: piano, fagote, acordeão, percussões, cavaquinho…, mas também os arranjos que levam o Fado de volta a territórios que influenciou e o influenciaram musicalmente – em África, no Brasil, nas Caraíbas… Um Fado de percursos e fusões. Porque o Fado é um viandante e um vadio. Que se mistura e se acrescenta com as viagens.

“Fado Aleixo” ficará disponível – online e no mercado – no final de fevereiro.

(Hora do evento corrigida às 13h45 de dia 15 de fevereiro, segundo informação da câmara de Loulé)

festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

tanto mar

Loulé começa hoje a navegar nas ondas do “Tanto Mar”

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa