Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoA exposição de pintura «Retratos de Alvor», de António Rosado, está patente até ao dia 20 de abril no átrio da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP).

António Rosado nasceu em Vendas Novas, no Alentejo, em 24 de fevereiro de 1934.

O hábito de familiares e amigos o tratarem pelo diminutivo de Tónica baseia a escolha do pseudónimo ACINOT para as suas obras. A preferência pelo desenho e pelo desporto, aliada ao facto de ter nascido numa família modesta e num contexto pouco motivador dessas capacidades, não favoreceram a sua vida escolar, reduzida ao obrigatório na época.

recrutamento zoomarine 2025

A entrada como aprendiz de carpinteiro na oficina de um tio materno representou, neste contexto, uma “verdadeira preparação para a vida”.

Os tempos livres seriam, a partir de então, aproveitados a praticar os mais variados desportos e a aplicar o seu gosto pela pintura e desenho, ilustrando jornais de parede, pintando retratos dos seus artistas de cinema preferidos, produzindo banda desenhada de histórias, etc.

Em 1965 abandona a profissão de carpinteiro para desempenhar a função de zelador na Câmara Municipal de Vendas Novas, cargo que mantém durante oito anos.

Incluindo essa função a fiscalização de obras no concelho, é obrigado a um estreito contacto com os projetos de construção e a hipótese de materializar o gosto pelo desenho numa atividade profissional impele-o a investir nessa área.

Inscreve-se em cursos por correspondência e candidata-se ao curso de “Mestrança de Obras” da Escola Industrial de Évora, que completa em 1969.

Sul InformaçãoA incompatibilidade das duas funções obriga-o a abandonar o cargo para se dedicar a tempo inteiro à elaboração de projetos, proliferamente representados em construções por todas as freguesias da cidade.

Em 1973 é convidado para desenhador da Escola Prática de Artilharia, onde permanece até à reforma, em 1998.

Durante este período, e para além das funções inerentes ao cargo, faz algumas experiências no campo da pintura a óleo, donde resultam vários trabalhos, quase todos patentes naquela Escola e dos quais se salientam “A entrada do Polígono de Tiro”, “Exercícios de Tiro com Obus” e a “A construção do Palácio das Passagens”, figurando esta última em brochura do Museu da Escola Prática de Artilharia.

A par desta atividade profissional foi desenvolvendo a técnica da pintura a óleo em temas como a Caça, a Paisagem e Motivos Alentejanos.

Em 2001, e como forma de homenagem à sua terra, começa a desenvolver um trabalho de Paisagem Urbana, representando não só os locais mais emblemáticos da cidade de Vendas Novas, como ainda aqueles que, aliados à sua própria história, mais tocam a sua sensibilidade.

Deste trabalho resultou a sua participação em duas exposições coletivas (Exposição Internacional de Artes Plásticas, 2003 e 2004) e duas exposições individuais (Hotel ACER, Maio de 2008 e Museu da Escola Prática de Artilharia, Maio de 2011, aquando das comemorações dos 150 anos da EPA).

A sua preferência por Portimão para passar férias e a recente residência da filha na freguesia de Alvor consubstanciaram a sua admiração por esta freguesia e suas gentes.

Adotando esta pitoresca terra também como sua, resolve retratar os recantos que, de forma mais significativa, habitam nas suas memórias.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos