O Município de Olhão e as Associações Humanitárias de Bombeiros de Borba, Moita e Barreiro recebem esta quarta-feira, dia 30 de dezembro, os últimos quatro Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI), uma entrega que é feita no âmbito do procedimento para aquisição de 78 veículos operacionais para reforço dos Corpos de Bombeiros.
Segundo a ANPC – autoridade nacional de proteção civil, a atribuição de veículos totaliza, até ao momento, 46 VFCI (Veículo Florestal de Combate a Incêndios), 14 VUCI (Veículo Urbano de Combate a Incêndios), 17 VSAT ( Veículo de Socorro e Assistência Táctico), e um VSAE (Veículo de Socorro e Assistência Especial).
A aquisição destas viaturas decorre de uma candidatura ao QREN apresentada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, no quadro do Programa Operacional Temático – Valorização do Território, domínio de intervenção «Prevenção e Gestão de Riscos».
A ordem de entrega das viaturas foi elaborada com base numa avaliação objetiva do grau de necessidade dos corpos de bombeiros em questão, e de acordo com um algoritmo com níveis e tipologias de risco que caracteriza as áreas de atuação onde desenvolvem primordialmente a sua atividade.