Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Sul InformaçãoPaulo Sousa, nadador da associação O2-Portimão, quer nadar de Tarifa, Espanha, até Punta Cires, em Marrocos e voltar, atravessando assim, duas vezes seguidas, o Estreito de Gibraltar. Uma proeza que nunca foi conseguida por um português.

Paulo Sousa já fez a travessia do Estreito em 2010. «Nadámos 17 quilómetros em quatro horas e meia, da Europa para África, ligando dois continentes. Isso, para um alpinista, seria o topo da montanha», assegurou.

A intenção de fazer o percurso de ida e volta do Estreito de Gibraltar, a nado, foi manifestada à ACNEG (Associação de travessia a nado do Estreito de Gibraltar), e «são eles que tratam das licenças, segurança e controlam também o meu desempenho», disse Paulo Sousa. Tudo isto implica um montante de 3750 euros.

inframoura cada gota importa

O nadador vai  estar em Tarifa e assim que surgirem condições faz-se ao mar. O momento tem de ser bem escolhido, pois, após meia hora a nadar, já não é possível voltar para trás. O atleta toca na rocha em Tarifa e depois não pode já tocar no barco, durante a travessia. Só tocará em terra firme em Marrocos e novamente em Espanha.

Por aquelas águas passam navios, há correntes, e isso é levado em conta pelo nadador algarvio. Paulo referiu que «em 2010, vimos lá vendedores de bilhetes para ir ver orcas e golfinhos, lojas com mandíbulas de tubarão daquela costa, e isso faz-nos sentir pequenos em relação ao mundo».

Apesar dos perigos, não há registo de nenhum acidente e as regras da organização obrigam a que saiam da água caso seja detetada alguma ameaça.

A Dupla Travessia do Estreito de Gibraltar é uma iniciativa ambiciosa, que está «dependente de patrocínio que possibilite a inscrição».

O atleta pensa conseguir vários pequenos apoios de 20 euros até chegar à quantia de 3750 euros. Todos os apoios serão publicados em www.o2portimao.com, site onde também se poderá conseguir mais informação sobre o projecto e o nadador.

lagos eventos
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Algarvio João Simões renova com Sporting até 2030

Algarvio João Simões renova com Sporting até 2030

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Tiago Fernandes deu «passo em frente» após «namoro antigo» com Portimonense

Tiago Fernandes deu «passo em frente» após «namoro antigo» com Portimonense