Os alunos do 11º ano do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) levaram mais uma vez o projeto “Vamos TODOS chatear o Camões!” fora de portas, em protesto pelo «aquém do merecido» programa de comemorações dos 500 anos do poeta.
Já no ano letivo 2023/24, os alunos do ensino secundário (CIV) tinham dinamizado para os colegas mais novos, as turmas do jardim de infância ao 9º ano, sessões sobre curiosidades da vida e obra de Luís Vaz de Camões, refere o CIV, em comunicado.
O projeto surgiu «como forma de protesto pelo parco e constantemente adiado programa das comemorações dos 500 anos do poeta» e teve simbolicamente o seu início a 12 de Março de 2024, data em que era suposto terem sido oficialmente inaugurada essa programação.
No corrente ano letivo, continuando as comemorações do V Centenário de Camões «com uma agenda aquém do merecido pelo príncipe dos poetas da língua portuguesa», a professora de Português do Ensino Secundário do CIV, Alexandrina Lourenço, insistiu no desafio feito aos seus alunos, convidando-os a partilhar o seu conhecimento com os mais novos, fora do colégio.
O projeto recebeu o acolhimento da Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) e contou com o apoio logístico da Câmara Municipal de Loulé.
O diálogo entre as bibliotecas louletanas e a Biblioteca do CIV, através da sua representante, Dina Adão, permitiu conciliar os convites oriundos das várias escolas, datas e roteiros.
Os alunos de 11.º ano estrearam a apresentação do seu projeto a 5 de Maio, dia em que se comemora a Língua Portuguesa, na EB1 Prof. Sebastião Teixeira (Salir), e na EB1 de Querença, aqui com a presença de um grupo de idosos, fazendo desta partilha de saberes entre várias gerações uma experiência ainda mais interessante.
Ainda em Maio, os alunos do CIV visitaram a EB1 de Vale Judeu, a EB1 Hortas de Santo António e a EB1 Mãe Soberana.

Por todos os locais por onde passaram, os alunos do CIV foram recebidos pelos colegas mais novos com grande entusiasmo e dinamizaram sessões lúdicas com grande variedade e imaginação, desde peças de teatro a jogos, atividades de pintura e apresentações dinâmicas.
«O poeta foi celebrado nos mais variados formatos, ficando em todos os intervenientes uma sensação de grande satisfação, missão cumprida e vontade de repetir a experiência», refere o CIV.
«O envolvimento da escola em projetos literários é essencial para cultivar o pensamento crítico, a sensibilidade estética e o orgulho cultural dos nossos alunos. Ao celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões – figura ímpar do cânone literário ocidental – reafirmamos o nosso compromisso com a valorização da literatura portuguesa e com a formação de leitores conscientes da riqueza do nosso património», reitera a diretora pedagógica do colégio, Cidália Bicho.