As comemorações do 20º aniversário do Teatro das Figuras decorrem durante o próximo fim de semana e culminam no primeiro dia de Julho, com um concerto de Rufus Wainwright.
Na sexta-feira, dia 27 de junho, terá lugar o concerto da banda portuense Ornatos Violeta, com início pelas 22h00.
Com mais de três décadas de existência, o grupo regressa a Faro para um concerto ao ar livre, na rampa do Teatro das Figuras, onde se fará ouvir a poesia de Manel Cruz e as melodias dos Ornatos.
Após o concerto, a música continua pelos discos do DJ Nuno Silva, com os grandes êxitos dos anos 80. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
No segundo dia de celebrações, sábado, 28 de junho, o programa é diversificado e prolonga-se até ao entardecer.
O teatro abre portas às 10h00 com uma programação infantil alargada, com destaque para a peça de teatro “Brincar com o Vazio”, com Teresa Silva e Mateus Verde, proporcionando aos participantes «uma viagem sensorial através de imagens, contornos, sombras, sons e silêncios».
O novo circo vai invadir o relvado pelas 11h00, com o espetáculo “DistanS”, da companhia Vol’e Temps. “DistanS” fala da «amizade que perdura no tempo, da fragilidade do ser humano, da ruptura, da solidão, e do amor capaz de regenerar e reconstruir nossas relações com os demais».
Com uma proposta menos comum surgem as “Visitas Encenadas”, promovidas pelo grupo de teatro universitário SinCera, que propõem desvendar «um outro lado do palco e dos espaços do Teatro que poucos conhecem, explorando recantos e espaços “escondidos” de forma divertida e original». Decorrem às 12h00, 16h00 e 18h00.
Um desafio diferente será “O Centro do Mundo”, um espetáculo de Ana Borralho e João Galante que «explora vivências individuais num ambiente partilhado, onde se esbatem as fronteiras entre o real e o virtual», e que envolve o uso de óculos de realidade virtual e utiliza luz estroboscópica. Terá três sessões, às 15h00, 17h00 e 19h30.

A pensar nos mais pequenos, realiza-se um “Laboratório de Máscaras”, um workshop artístico com Andreia Cordeiro dirigido a crianças entre os 6 e os 13 anos, que procura cruzar o imaginário do teatro com tradições populares portuguesas e práticas manuais. Terá início às 17h00 no foyer do teatro.
O novo circo regressa ao relvado pelas 19h00, com Rojo, da Mireia Miracle Company, sobre uma palhaça que viaja numa mala mas vê o seu percurso interrompido por uma fronteira.
Com início no Teatro das Figuras, o percurso performativo “Mal de Ulisses” é um projeto de intervenção de Rui Catalão, sobre migração, onde se exploram as causas que levam uma pessoa a abandonar a sua família, o seu país e a sua vivência no país onde escolheu viver.
As atividades dos dias 27 e 28 de junho são todas de entrada gratuita, estando sujeitas à lotação dos espaços. As “Visitas Encenadas”, o teatro “Brincar com o Vazio”, a performance “O Centro do Mundo” e o “Laboratório de Máscaras” requerem inscrição prévia para o email [email protected].
O culminar das celebrações destes 20 anos acontece no dia 1 de Julho, data oficial da inauguração do Teatro das Figuras em 2005, com o concerto de Rufus Wainwright, um dos grandes vocalistas e compositores da sua geração.
Ao longo da sua carreira, colaborou com artistas como Elton John, Burt Bacharach, Miley Cyrus, David Byrne, Boy George, Joni Mitchell, Pet Shop Boys, Robbie Williams e Sting, entre muitos outros. É também autor de duas óperas, um requiem e várias canções compostas para cinema e televisão.
O concerto, pelas 21h30, será o único desta “tour” em Portugal. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira (de terça-feira a sábado, das 13h00 às 19h30, e no dia do espetáculo até ao seu início) ou online.