A dupla algarvia Rodolfo Pires/Beatriz Gago garantiu hoje um lugar na frota de ouro que a partir desta quinta-feira começa a decidir a presença na regata das medalhas de sábado do Mundial de 470.
No último dia da fase de qualificação, a tripulação do Clube Naval de Portimão, na frota azul, terminou as duas regatas de quarta-feira em 5º e 15º (resultado descartado).
Os velejadores algarvios subiram à 17ª posição da classificação geral, entre as 49 embarcações presentes em Gdynia, na Polónia, com 30 pontos net.
A frota de ouro conta ainda com a outra dupla portuguesa em prova, constituída pelos olímpicos Diogo Costa e Carolina João, que desceram ao 14º lugar, com 25 pontos net.
A medal race de sábado está destinada às 10 primeiras embarcações da classificação geral.
A liderança é agora ocupada pelos espanhóis campeões europeus, Jordi Hernandez e Marta Alcantara, com nove pontos.
Para quinta-feira, estão previstas três regatas.