Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, enquadram-se num plano para que todas as Nações contribuam para um mundo melhor, sem pobreza, protegendo o ambiente, para que se alcance a prosperidade e bem-estar de todos.
A Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (IFLA) reconhece o papel destas instituições para o desenvolvimento e prosperidade da sociedade.
As bibliotecas são um exemplo de disponibilização de serviços a todas as comunidades, em especial na oferta do acesso à informação, à cidadania esclarecida, informada e ativa, a atividades relacionadas com expressões artísticas e culturais e um apoio permanente à educação, quer na sua vertente formal, através dos estabelecimentos de ensino, quer não formal, por iniciativa espontânea de qualquer cidadão.

Podem-se exemplificar algumas das atividades das bibliotecas e a sua relação com os ODS:
– Quando as bibliotecas disponibilizam o acesso gratuito a recursos, equipamentos e a diferentes fontes de informação, que podem significar uma poupança financeira para os utilizadores, estão a contribuir para os ODS 1 (Erradicar a pobreza) e ODS 8 (Trabalho decente e crescimento económico);
– Os utilizadores que conseguem aceder a informação relevante para a sua saúde, ou aceder a serviços de telemedicina nos equipamentos da biblioteca, há benefícios que se enquadram no ODS 3 (Saúde de qualidade);
– A possibilidade de qualquer indivíduo poder entrar livremente no espaço das bibliotecas e ser atendido e tratado sem qualquer tipo de discriminação, enquadra-se no ODS 5 (Igualdade de género);
– As diversas sessões promovidas pelas bibliotecas para crianças e jovens, que estão direcionadas para a leitura ou a matemática, palestras e conferências sobre diversos temas estão a contribuir para o ODS 4 (Educação de qualidade).
– A possibilidade de utilização de equipamentos informáticos, por jovens e adultos, muitas vezes proporcionando orientações ou formação contribui para o desenvolvimento de competências em tecnologia de informação e comunicação (TIC).
Os adultos com mais dificuldades nestas áreas que realizem na biblioteca atividades relacionadas com as TIC, adquirem e desenvolvem competências de literacia digital, que igualmente se enquadram no ODS 4 (Educação de qualidade). Este reforço de competências irá contribuir para a possibilidade de diminuir o desemprego.
– Quando as bibliotecas promovem a alfabetização, a literacia dos media e da informação, e competências de literacia digital, auxiliam os decisores, a sociedade civil e as empresas, contribuem para o conjunto dos ODS.
Todos estes exemplos mostram como as bibliotecas são relevantes para o desenvolvimento da sociedade, contribuindo para formar cidadãos mais conhecedores, mais capacitados, acolhidos com igualdade e preparados para serem condutores do desenvolvimento sustentável.
A ação alargada das bibliotecas na sua relação com as populações é relevante para todos os ODS em geral, e de forma contínua tem havido um contributo para o desenvolvimento da sociedade.
NOTA: Artigo publicado no âmbito da parceria entre o Sul Informação e a BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve
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