O “Vamos à vila” está de volta nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho para partilhar os saberes e sabores de Monchique, mas este ano a festa completa-se com os concertos de Ana Bacalhau e 7ª Legião.
«A voz e as tradições de uma comunidade foram o fio criativo para este projeto, onde as particularidades do nosso concelho e do nosso território permitiram desenvolver toda a ideia», explica o Município de Monchique em nota.
Nesses três dias, algumas artérias da vila vão ser fechadas para a iniciativa, mas também para «mudar o ritmo» e levar o visitante a explorar as principais zonas, cantos e recantos, «para que a praça pública seja um local de festa e celebração das tradições».
A autarquia destaca ainda o objetivo de realçar «a genuinidade associada aos produtos locais e deixá-la falar só por si e as vivências rurais, para que resultem num arquivo afetivo, para guardar e preservar».
«Um olhar retrospetivo onde se pretende criar uma ligação entre a comunidade e diversos agentes da sociedade civil, numa reunião de saberes, em prol de uma identidade», diz.
A edição deste ano conta com algumas novidades, como a realização de dois concertos no novo anfiteatro natural, localizado no Parque da Vila.
Dia 30 Ana Bacalhau inaugura o programa, com um concerto às 21h30. No dia 31, às 21h30, sobem ao palco os 7ª Legião. O tradicional concerto na Igreja Matriz terá lugar no dia 1 de Junho, às 18h00, com Marta Pereira da Costa.
O evento contará também com novas zonas de estar, esplanadas e zonas de sombra com maior diversidade de tasquinhas.
Na perspetiva de complementaridade entre territórios, o evento vai receber o Município de Machico e o Município de Montejaque, em processo de geminação com Monchique, «num intercâmbio de sabores, cultura e animação, já que vão estar presentes com uma mostra de música e gastronomia tradicional».
Em termos de campanha de comunicação, a autarquia continua a aposta nos vídeos promocionais, com um alcance de 128.000 visualizações, «estando a superar as expetativas criadas para o plano de comunicação do evento, estando já a tornar-se numa imagem de marca».


