Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve vai investir 25 milhões de euros na área da oncologia, nomeadamente com a compra de um equipamento PET – Positron Emission Tomography.

A ULS apresentou no final do mês de Abril uma candidatura ao programa operacional Algarve 2030.

Esta candidatura, com um investimento total previsto de cerca de 17 milhões de euros, conjuntamente com um financiamento já garantido de cerca de 8 milhões de euros via PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, vai «permitir a criação de uma rede integrada nos serviços dedicados ao diagnóstico e tratamento da doença oncológica nas principais estruturas hospitalares e de cuidados de saúde primários, bem como a entrada em funcionamento, já em 2026 de um equipamento PET – Positron Emission Tomography, a única resposta oncológica que não existe no Algarve».

lagos eventos

Aproveitando os fundos comunitários, o Conselho de Administração da ULS Algarve vai, através destas duas linhas de financiamento, criar um projeto mais amplo em termos territoriais e de cobertura de cuidados aos doentes oncológicos.

O objetivo, além da aquisição do PET – TAC que vai ficar sediado em Loulé, fruto de uma parceria estratégica entre a ULS Algarve, a Câmara Municipal de Loulé e o ABC –Algarve Biomedical Center, é requalificar e reforçar as competências da ULS Algarve na prestação de serviços de saúde na área oncológica, respondendo assim às desigualdades entre regiões no acesso à prevenção, tratamento e cuidados oncológicos.

A candidatura tem como locais de intervenção os Hospitais de Faro, de Portimão e Terras do Infante, em Lagos, os Centro de Saúde de Silves, de Albufeira, Olhão e Tavira.

É que, nos investimentos previstos, no âmbito do PRR, constam a aquisição de um equipamento de Ressonância Magnética 3 Teslas e dois equipamentos de Tomografia Computorizada (TAC) com Fluoroscopia, recursos tecnológicos inexistentes no SNS na região.

vamos à vila 2025
municipio de portimao

Também poderá gostar

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (Arquivo)

Enfermeiros algarvios voltam à greve quinta e sexta-feira

Ana Varges Gomes_MC

Ana Varges Gomes demitida do cargo de diretora de Oncologia da ULS Algarve por «quebra de confiança»

HOSPITAL DE FARO-11

ULS Algarve «sem ocorrências críticas» a registar devido ao apagão