São Brás de Alportel tem uma nova Carta Social, que irá vigorar de 2025 a 2030, criada no âmbito da medida “Radar Social – Criação de Equipas para Projeto Piloto”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a Câmara Municipal.
Este é, segundo a autarquia, «um instrumento estratégico fundamental para o planeamento e desenvolvimento das políticas sociais do concelho, que vem dar continuidade ao exercício de planeamento que há vinte anos vem sendo desenvolvido com a dinamização da Rede Social do concelho».
A Carta Social, composta pelo Diagnóstico Social e pelo Plano de Desenvolvimento Social, foi validada pelo Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social (CLAS) em 20 de Novembro de 2024 e aprovada por unanimidade na Reunião Plenária do CLAS realizada a 5 de Dezembro de 2024.
«Com a nova Carta Social que define a estratégia para os próximo anos, reafirmamos o nosso compromisso com políticas públicas próximas das pessoas, promovendo uma ação integrada e respostas eficazes para os desafios sociais de hoje e do futuro», explicou Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara de São Brás de Alportel.
«Esta nova Carta Social é fruto de um trabalho muito empenhado da nossa unidade de serviços sociais, com a dedicação da equipa Radar Social, que realizou um diagnóstico muito rigoroso que serviu de base a este processo coletivo e participativo, realizado pela nossa Rede Social e que se traduz em ações concretas as prioridades sociais do nosso concelho», acrescentou.
Este documento «reflete uma análise e um diagnóstico aprofundados das necessidades sociais do concelho e define as estratégias e intervenções prioritárias para a próxima década com vista à promoção do bem-estar e a coesão social da população», reforçou a Câmara.
Atendendo às principais problemáticas e necessidades identificadas no Diagnóstico Social do Município de São Brás de Alportel, os três principais eixos de intervenção são a Coesão e Inclusão Social (Eixo 1); o Emprego, Empreendedorismo e Economia Local (Eixo 2) e a Participação da Comunidade e Trabalho em Rede (Eixo 3).
No âmbito medida “Radar Social – Criação de Equipas para Projeto Piloto”, serão criadas «equipas técnicas multidisciplinares para a implementação de projetos piloto, com o objetivo da atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social e execução do Plano de Ação, assim como concretizar o mapeamento e promoção de recursos regionais e locais e; Implementar um sistema de georreferenciação social de âmbito municipal de forma a identificar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, e viabilizar a ativação de respostas e otimização de recursos para reforçar a eficácia e eficiência da ação das entidades locais e capacitar o território».
«Tanto a execução deste projeto como a adesão à nova geração de Contratos Locais de Desenvolvimento Social permitem a implementação de ações que fomentam a inclusão social e o desenvolvimento sustentável de forma a dar resposta às necessidades sociais locais, sendo esta uma prioridade do Município de São Brás de Alportel», concluiu a Câmara de São Brás de Alportel.