CAFE – Capacitar, Apoiar e Fomentar o Empreendedorismo é o nome do novo projeto que as associações Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana lançaram, com o objetivo de estimular o surgimento de novos negócios e promover a criação de emprego qualificado nos territórios de intervenção das três entidades.
Esta iniciativa, financiada no âmbito do Programa Regional Algarve 2030, assim como os serviços que a mesma oferece, serão dadas a conhecer no dia 28 de Maio, durante um seminário de divulgação, a decorrer na sala Urbano Tavares Rodrigues, da Biblioteca Municipal de Silves, a partir das 10h00.
A inscrição no Seminário é gratuita e deve ser feita através deste link.
Os projetos decorrem entre Abril de 2025 e Março de 2027 com ações no terreno em todas as freguesias do Algarve.
Os objetivos gerais do CAFE são: «Capacitar e apoiar jovens e potenciais empreendedores; Promover o microempreendedorismo sustentável e inovador; Estimular redes colaborativas e a resiliência socioeconómica; e Aumentar a eficácia dos serviços de apoio ao empreendedorismo», segundo as três associações.
Para isso será feita uma aposta «na capacitação, apoio técnico e trabalho em rede com empreendedores, entidades locais e parceiros institucionais».
Nos próximos dois anos, serão promovidas «sessões de sensibilização e divulgação de apoios ao empreendedorismo em todas as freguesias abrangidas», bem como «ações de formação e capacitação em temas como economia circular, turismo sustentável, inovação social e marketing digital» e «atividades de networking e benchmarking para trocar experiências e promover a ligação entre empreendedores da região».
Também será proporcionada aos empreendedores «consultoria e mentoria individualizadas para apoiar ideias de negócio e projetos empresariais» e serão promovidos «seminários e campanhas de comunicação para divulgar os resultados e envolver a comunidade».
Os projetos serão desenvolvidos em articulação com os municípios, o IEFP, gabinetes de inserção profissional e associações locais.
As associações promotoras são entidades sem fins lucrativos com décadas de experiência em desenvolvimento local. Atuam em vários domínios, desde a valorização do território, à capacitação de comunidades e à dinamização económica, com enfoque nos territórios rurais.