Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

CAFE – Capacitar, Apoiar e Fomentar o Empreendedorismo é o nome do novo projeto que as associações Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana lançaram, com o objetivo de estimular o surgimento de novos negócios e promover a criação de emprego qualificado nos territórios de intervenção das três entidades.

Esta iniciativa, financiada no âmbito do Programa Regional Algarve 2030, assim como os serviços que a mesma oferece, serão dadas a conhecer no dia 28 de Maio, durante um seminário de divulgação, a decorrer na sala Urbano Tavares Rodrigues, da Biblioteca Municipal de Silves, a partir das 10h00.

A inscrição no Seminário é gratuita e deve ser feita através deste link.

recrutamento zoomarine 2025

Os projetos decorrem entre Abril de 2025 e Março de 2027 com ações no terreno em todas as freguesias do Algarve.

Os objetivos gerais do CAFE são: «Capacitar e apoiar jovens e potenciais empreendedores; Promover o microempreendedorismo sustentável e inovador; Estimular redes colaborativas e a resiliência socioeconómica; e Aumentar a eficácia dos serviços de apoio ao empreendedorismo», segundo as três associações.

Para isso será feita uma aposta «na capacitação, apoio técnico e trabalho em rede com empreendedores, entidades locais e parceiros institucionais».

Nos próximos dois anos, serão promovidas «sessões de sensibilização e divulgação de apoios ao empreendedorismo em todas as freguesias abrangidas», bem como «ações de formação e capacitação em temas como economia circular, turismo sustentável, inovação social e marketing digital» e «atividades de networking e benchmarking para trocar experiências e promover a ligação entre empreendedores da região».

Também será proporcionada aos empreendedores «consultoria e mentoria individualizadas para apoiar ideias de negócio e projetos empresariais» e serão promovidos «seminários e campanhas de comunicação para divulgar os resultados e envolver a comunidade».

Os projetos serão desenvolvidos em articulação com os municípios, o IEFP, gabinetes de inserção profissional e associações locais.

As associações promotoras são entidades sem fins lucrativos com décadas de experiência em desenvolvimento local. Atuam em vários domínios, desde a valorização do território, à capacitação de comunidades e à dinamização económica, com enfoque nos territórios rurais.

Banner lateral albufeira
municipio de odemira

Também poderá gostar

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

HOTELARIA_HOTÉIS_TURISMO_QUARTO5

Proveitos do alojamento turístico crescem 4,8% no 1.º trimestre para 956 milhões

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (Arquivo)

Movimento de passageiros no Aeroporto de Faro sobe 4% no primeiro trimestre