Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Prisão preventiva para militares da GNR suspeitos de extorsão a imigrantes em Tavira

Os dois militares da GNR detidos na passada semana em Tavira, por suspeitas de extorsão de dinheiro a cidadãos pertencentes a minorias, ficaram em prisão preventiva, revelou hoje à Lusa fonte da GNR.

De acordo com a mesma fonte, os suspeitos, de 23 e 25 anos, vão aguardar julgamento em prisão preventiva, a medida de coação mais grave, tendo ambos sido conduzidos ao Estabelecimento Prisional de Évora, enquanto prossegue a investigação.

Os militares são suspeitos de terem abordado “cidadãos pertencentes a minorias, ao arrepio dos requisitos legais, ao que tudo indica, com o intuito de extorquir valores monetários, abusando da autoridade e, em alguns casos, fazendo uso excessivo da força”, revelou a GNR aquando da detenção, na quarta-feira.

Banner lateral albufeira

A operação que levou à detenção resultou de uma investigação interna prévia, em que foram detetadas “condutas graves, imediatamente comunicadas ao Ministério Público”.

Em declarações ao jornal Público, o tenente-coronel Carlos Canatário afirmou que os militares são acusados da prática do crime de furto, falsificação de documentos e de ofensas à integridade física de «cidadãos estrangeiros, de origem hindustânica».

Na nota, a GNR defendeu “a mais absoluta intransigência relativamente a qualquer ato ou omissão que possa ferir a deontologia policial ou violar os princípios e valores institucionais”.

A corporação acrescentou que mantém “o firme compromisso de agir com a maior determinação, rigor e transparência, como sempre, e neste caso em que são os seus próprios militares os presumíveis autores da atividade criminosa”.

vila do bispo

Também poderá gostar

GNR_floresta e campo (3)

Incêndios: GNR admite «tolerância» mas já sinalizou mais terrenos que no ano passado

Mãos algemadas Detenção prisão algemas DepositPhotos

GNR detém em Sines estrangeiro com mandado europeu por crimes sexuais

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Lagos será sede das comemorações do 10 de Junho e programação começa logo no dia 1