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O projeto “Choose Guadiana Routes”, que pretende a reforçar a competitividade das PME do Baixo Guadiana, promovendo a sua internacionalização, foi apresentado em Alcoutim no passado dia 16 de Maio.

Trata-se de um projeto promovido pela Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana e financiado pelo Programa Operacional Algarve 2030, com um horizonte de execução até ao final de 2026.

A iniciativa quer «promover a internacionalização de empresas dos setores do turismo, agroalimentar e náutica», inserindo-se na prioridade “Inovação e Competitividade”, revelou a Odiana, em comunicado.

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O projeto surge como «continuidade estratégica» do trabalho desenvolvido pela Odiana – que junta os municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António – no anterior quadro comunitário, e estrutura-se em três eixos fundamentais.

O primeiro eixo dedica-se à organização e estruturação da oferta regional, consolidando produtos e serviços nos setores-chave.

A aposta na capacitação e prospeção de mercados externos, proporcionando conhecimento aprofundado sobre tendências e estratégias de abordagem, corresponde ao segundo eixo.

Já o terceiro eixo concentra-se na promoção coletiva e reforço da visibilidade internacional, através de campanhas estratégicas, participação em eventos internacionais de referência e iniciativas direcionadas aos mercados-alvo.

Entre as principais ações previstas, destaca-se a criação de rotas temáticas nos três concelhos do Baixo Guadiana, com o objetivo de «estruturar uma oferta integrada, autêntica e distintiva».

Estas rotas assentam «nos produtos-âncora da terra e do mar, valorizando o capital simbólico e os ativos culturais locais».

O projeto foi apresentado oficialmente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim, no passado dia 16 de Maio.

Durante a sessão de apresentação, que reuniu autarcas, empresários e representantes institucionais, foram partilhadas as linhas orientadoras do projeto e os mecanismos de adesão.

As PME interessadas poderão manifestar o seu interesse e integrar uma rede colaborativa que prevê ações de capacitação, divulgação em canais nacionais e internacionais, promoção conjunta em certames e acesso facilitado a ferramentas de apoio à internacionalização.

Esta «é uma oportunidade estratégica para afirmar o Baixo Guadiana como destino competitivo e diferenciado, potenciando a valorização do território e o aumento das exportações dos seus principais setores económicos», afirma o presidente da Câmara de Alcoutim, Paulo Paulino, que por inerência preside à Odiana.

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