A União das Freguesias de Faro (UFF) vai promover nova «viagem ao coração islâmico-medieval» da cidade, na 3ª edição do Mercado das Alcaçarias, que irá decorrer de 29 de Maio a 1 de Junho, entre as 17h00 e as 24h00, no espaço Muralhas, da Vila-Adentro da capital algarvia.
Este evento de entrada livre «transporta-nos até ao século XIII, recriando o ambiente do antigo mercado das alcaçarias, nome atribuído aos espaços de trocas comerciais que surgiram na Mouraria de Faro após a conquista da cidade por D. Afonso III, em 1249».
«Foi nesta zona que árabes, judeus e cristãos passaram a coabitar e a desenvolver intensa atividade mercantil, criando um espaço de convivência e prosperidade que perdurou até ao reinado de D. Manuel I, quando as alcaçarias se consolidaram como o grande centro económico de Faro», descreve a UFF.
Com mais de 700 anos de história, «este mercado medieval de inspiração islâmica volta agora a ganhar vida com vendedores de artesanato regional e islâmico, antiguidades, bijuteria, ourivesaria e produtos endógenos e regionais, para além de uma área dedicada à gastronomia que promete conquistar os sentidos dos visitantes».
O recinto contará ainda com momentos artísticos e culturais, ao longo de todo o evento, com especial destaque para o museu Municipal de Faro que estará aberto para visitas livres ou guiadas, «proporcionando uma experiência imersiva que une história, arte e tradição, num ambiente evocativo da multiculturalidade que sempre caracterizou Faro».