O Loulé Criativo vai acolher, entre os dias 30 de Maio e 1 de Junho, a Fundação Tuyo para duas oficinas têxteis que celebram a riqueza artesanal mexicana e que vão decorrer no Palácio Gama Lobo.
A Oficina de Bordado Amuzgo Mexicano realiza-se a 30 Maio, em 4 horas intensivas de formação.
De acordo com o Município de Loulé, nesta oficina, o participante terá a oportunidade de aprender a técnica de bordado artesanal mexicana usada para adornar a região do peito e as costuras das vestimentas tradicionais, conhecidas como Huipil.
Além disso, descobrirá como enfeitar os guardanapos tecidos à mão, especialmente concebidos para manter as tortilhas quentes, e aprenderá a dominar quatro tipos de pontos de bordado: “randa de 3 puntadas”, “randa de diente de iguana”, “randa de 5 puntadas” e “randa de gusano”.
Quem participar nesta oficina terá ainda a oportunidade de criar amostras de cada um destes tipos de bordados, trabalhando com fios de algodão fiados à mão ou tingido com tintas naturais e tecidos de algodão ou linho esticados num bastidor de madeira.
«Ao participar, não só adquirirá novos pontos de bordado, como também contribuirá para a preservação de técnicas têxteis ancestrais, que enfrentam desafios significativos devido à prevalência de tecidos comerciais e um mercado cada vez menor», frisa a autarquia de Loulé.

Nos dias 31 de Maio e 1 de Junho decorre a Oficina de Iniciação à Tinturaria Natural Mexicana, com um total de 12 horas. A formação incidirá nas bases da tinturaria natural aplicadas a uma seleção de plantas tintureiras mexicanas.
Os participantes ficarão a conhecer os passos necessários para a preparação das fibras têxteis, a importância dos mordentes, os processos de tingimento e modificação de pH.
Nestes dias, será realizado um trabalho com os espectros de cores primários (amarelo, magenta) e secundários (laranja, roxo, verde), explorando diferentes tinturas de origem natural e sem efeitos nocivos para o meio ambiente.
Ao longo do workshop, será criada uma paleta de amostras usando fios de algodão cru, lã, linho e seda que o formando poderá levar para casa e usar como ponto de partida para criar o seu livro de amostras de estudo.
As oficinas serão ministradas por Gabina Valentín Lopéz (artesã) e Inês Queirós (Fundadora da Fundação TuYo).
O preço de inscrição na Oficina de Bordado Amuzgo Mexicano é de 75 euros e na Oficina de Iniciação à Tinturaria Natural Mexicana é de 190 euros. Os preços incluem os materiais utilizados.



