O Ginásio Olhanense assegurou, um ano depois, o regresso à Proliga, o segundo escalão do basquetebol nacional, disputando no sábado, 24 de Maio, em Olhão, a final do CN1, frente à Académica.
O jogo que decidirá o vencedor do terceiro escalão nacional está marcado para o pavilhão do Clube Desportivo “Os Olhanenses”, pelas 16h30, contando com entrada livre.
«Com a subida à Proliga 2025/2026 já garantida por ambas as equipas, esta final reveste-se de orgulho para ambas as equipas, onde serem campeões é o objetivo principal, inscrevendo assim o seu nome na galeria e na história do basquetebol português», assinala, em comunicado, a Associação de Basquetebol do Algarve (ABA).
No fim de semana passado, o Ginásio Olhanense venceu o terceiro jogo da final sul do “playoff” do CN1, ao bater o Elétrico FC, por 95-88, garantindo assim a subida à Proliga, com um favorável 2-1 na eliminatória na sequência de reviravolta.
Robert McCoy (28 pontos e 4 ressaltos) e Matias Bernardini (20 pontos e 3 ressaltos) foram os jogadores em destaque na equipa algarvia.
«Quando preparámos a época, fomos buscar vários jogadores com alguma experiência que trouxeram uma nova mentalidade vencedora, aos quais juntámos jovens promissores com vontade de evoluir, criando uma base sólida que nos permite olhar para o futuro com grande expetativa», afirmou o treinador do Ginásio Olhanense, José Calabote, citado na página de Facebook do emblema de Olhão.
Agradecendo a todos os adeptos «o apoio fundamental nesta remontada e consequente subida à Proliga», o técnico disse que espera novamente casa cheia em Olhão.
«O primeiro objetivo foi cumprido. Esperamos agora o apoio de todos os adeptos para este último jogo, de forma que o ambiente seja idêntico e que façamos história, ganhando a final», frisou.