O Gil Eanes sofreu este sábado a sua primeira derrota no Grupo B da 2ª fase da I Divisão Nacional feminina de andebol, ao perder por 29-20 no reduto do Alavarium, em Aveiro, na 8ª jornada.
A série de sete vitórias consecutivas nesta fase de manutenção encerrou na deslocação ao centro do país, apesar de a formação de Lagos ter iniciado o jogo com três golos sem resposta.
As algarvias começaram a mostrar algum desacerto no setor ofensivo e Eulália Silva aproveitou para estabelecer o empate perto dos quinze minutos, antes de a equipa aveirense passar para a frente e avançar para uma vantagem de seis golos ao intervalo (15-9).
Na segunda metade, o Gil Eanes ainda reduziu a diferença a três golos, mas uma paragem no jogo por parte das aveirenses voltou a transmitir confiança às anfitriãs, que aumentaram a vantagem até aos nove golos nos minutos finais.
Filipa Manuel (seis), Nathalia Baliana (quatro), Esmeralda Miguel (três), Miriam Martins (dois), Soraia Lopes (dois), Constantina Domingos (dois) e Gabriella Godoy (um) foram as marcadoras da formação de Lagos.
Com duas jornadas por disputar, o Gil Eanes ocupa a 2ª posição, em igualdade pontual (38) com o líder CJ Almeida Garrett.
Na 9ª jornada, a equipa orientada por Sofia Osório desloca-se ao terreno do SIR 1º de Maio, na Marinha Grande, em jogo marcado para sábado, 17 de Maio, às 18h00.