A ETIC_Algarve tem quatro novos cursos, nas áreas da animação, videojogos, vídeo, som e música, numa das apostas para 2025/2026.
Na área de animação e videojogos, a escola promove dois cursos de especialização: games design e games development.
Estes são «dois cursos bastante diferentes, mas que se complementam».
Quanto ao curso de especialização em games design é focado em narrativa, design, concept art e gameplay. Este curso desenvolve competências avançadas para quem pretende atuar na área criativa do desenvolvimento de videojogos, como por exemplo criação de narrativas de jogo, e todo o design que envolve a criação de um videojogo.
Já o curso de especialização em Games Development é vocacionado para a vertente técnica da criação de jogos, aprofundando a programação e ferramentas de desenvolvimento na indústria dos videojogos.
Ambos os cursos são reconhecidos pela Teesside University, uma universidade situada no nordeste da Inglaterra, na cidade de Middlesbrough, e com a qual a ETIC_Algarve estabeleceu parceria com o objetivo de quem concluir um destes dois cursos possa ter acesso à obtenção de um diploma reconhecido internacionalmente.
Para Nuno Ribeiro, diretor da ETIC_Algarve, «estes novos cursos são fruto de uma escuta ativa ao mercado e ao talento que passa pela nossa escola».
«Acreditamos que, ao criar estas formações especializadas e dar possibilidade a uma progressão de estudos, estamos a dar um passo importante para posicionar os nossos formandos como agentes de mudança nas indústrias criativas. Queremos que a ETIC_Algarve continue a ser um ponto de partida para carreiras com impacto local e global», acrescenta.
Mas a escolha criativa não fica por aqui: é que também chegou à oferta formativa da ETIC o curso de especialização em Pós-Produção de Vídeo e VFX.
Este curso foi criado para colmatar a carência de profissionais na área de efeitos visuais em Portugal, onde se irá ensinar a aplicar técnicas de VFX, integração de imagem e pós-produção cinematográfica com softwares padrão da indústria que a escola tem ao dispor dos formandos.
Este curso foi criado por Ricardo Flôxo, fundador do estúdio criativo Algarve Studios, e Patrício Faísca, fundador da produtora New Light Pictures.
Também há novidades para os talentos emergentes na área da música que surgem todos os dias. A Área de Som e Música vê a oferta formativa reforçada com o Curso de Songwriting, único curso nesta temática no sul do país com foco exclusivo no desenvolvimento de escrita musical, composição e identidade artística. Dirigido a cantores e músicos instrumentistas que querem expandir as suas ferramentas de criação musical e entender os processos da indústria musical que vão desde a pré-produção até à performance.
Esta novidade na Área de Som e Música foi criada por Rafael Correia, um nome com grande impacto na indústria musical que é conhecido por ser o produtor musical SICKONCE, ou o DJ Gijoe sendo também o tutor responsável pela Área de Som e Música da ETIC_Algarve, onde integram vários cursos desta área como Criação Musical, Produção e Técnicas de Som, Produção e Criação Musical Eletrónica, Técnicas de Som e por fim, a novidade deste ano, Songwriting.
Todos os novos cursos são lecionados em regime pós-laboral, permitindo que profissionais que já estão inseridos nestes mercados possam ter a oportunidade de conciliar a sua vida profissional e progressão de estudos para que possam adquirir novos conhecimentos e competências, o que fará deles profissionais ainda mais preparados e com mais valor.
Estes novos cursos integram também a lista de cursos que permite aos formandos candidatarem-se ao programa Erasmus+ da ETIC_Algarve que celebra este ano 10 anos.
O programa oferece estágios profissionais internacionais, em empresas do setor criativo, proporcionando experiência de trabalho real no estrangeiro.