A aldeia de El Rocío, na vizinha Andaluzia, prepara-se para voltar a receber cerca de um milhão de pessoas que, movidas pela fé, tradição e devoção à Virgem de El Rocío, fazem a peregrinação até a vila de Almonte, onde se celebra a maior romaria de Espanha.
Entre os peregrinos, contam-se muitos algarvios e alentejanos, bem como outros portugueses que se interessam por cavalos e pelo património andaluz.
Para dar resposta aos muitos milhares de veículos dos romeiros que se deslocam para esta importante festa religiosa, o Estacionamento El Rocío conta com uma rede de estacionamentos privados com cerca de 13.000 vagas disponíveis, pensados para oferecer uma solução ordenada e segura ao crescente volume de tráfego.
O serviço, que este ano estará em operação de 3 a 9 de junho, permite estacionamento para todos os tipos de veículos, de automóveis e carrinhas, a autocarros e camiões, atendendo não apenas visitantes particulares, mas também irmandades organizadas, fornecedores, serviços auxiliares e transportadores que precisam ter acesso à área da aldeia em dias importantes.
As reservas devem ser feitas antecipadamente através do site oficial www.parkingelrocio.es ou pelo e-mail [email protected], o que garante o controlo da capacidade, a gestão eficiente do espaço e uma chegada tranquila.

A infraestrutura é projetada com critérios de funcionalidade, amplitude e segurança.
«Cada área de estacionamento é monitorizada em permanência, com controlo de acesso, sinalização visível e pessoal de assistência, tornando o serviço uma opção confiável e profissional em comparação ao estacionamento improvisado ou não controlado comum nesses tipos de eventos de alta concentração», explica a empresa responsável pelos parques de estacionamento.
Além disso, a sua localização estratégica permite que se caminhe entre o carro e o centro da aldeia em apenas alguns minutos, «sem perder o fio da meada da experiência Rociera».
«Dada a dimensão que El Rocío adquiriu nas últimas décadas, planear a sua chegada de veículo é tão importante quanto escolher a sua roupa de viagem ou o ponto de encontro com a irmandade», acrescenta.
Os organizadores do estacionamento El Rocío insistem que «garantir uma vaga com antecedência é uma forma de garantir tranquilidade desde o início, principalmente nos dias em que o trânsito aumenta e o espaço de manobra é reduzido. A gestão responsável do estacionamento também ajuda a preservar o meio ambiente, minimizar engarrafamentos e reduzir o impacto do tráfego em áreas sensíveis».
É que a aldeia e a ermida de El Rocío situam-se no coração do Parque Nacional de Doñana, uma área ambiental de importância mundial.
A rede de estacionamento também inclui acesso e saída escalonados, evitando engarrafamentos desnecessários nos pontos de entrada da vila.
O sistema de reservas permite um controlo abrangente, promovendo mobilidade perfeita e melhorando a experiência geral para aqueles que escolhem aproveitar El Rocío ao máximo, sem sacrificar o conforto e a previsão.
«Para muitos, a jornada começa antes mesmo de chegar, e ter estacionamento garantido é, hoje em dia, uma necessidade básica para aproveitar o evento sem preocupações», salienta a empresa.

A aldeia de El Rocío, na província de Huelva, é famosa pela sua devoção à Virgen del Rocío, venerada na ermida que leva o seu nome. Todos os anos, milhões de peregrinos convergem para a aldeia para celebrar a Romería del Rocío, uma das maiores expressões de fé popular em Espanha. Este acontecimento único atrai pessoas de todas as idades, vestidas com trajes tradicionais, criando um espetáculo colorido e emotivo.
Este ano, a Romería de El Rocío acontece de 4 a 9 de junho. A festa começa com a recolha do Simpecado na Paróquia de La Asunción em Almonte a 4 de junho, seguida pela Romaria dos Peregrinos e a chegada à aldeia do Rocío. No dia 9 de junho, a Virgem do Rocío é levada em procissão pelas ruas de Almonte.