O Centro Interpretativo do Salva-Vidas de Alvor venceu o Prémio Silletto para a Participação e Envolvimento Comunitário nos European Museum of the Year Awards (EMYA) que decorrem em Bialystok, na Polónia.
O Centro Interpretativo do Salva-Vidas de Alvor (CISA), que, na próxima semana, será palco de uma “Conversa com sabor a mar”, é um núcleo museológico que apoia ativamente a continuidade das práticas tradicionais da pesca artesanal e a preservação de saberes em vias de extinção.
Este polo do Museu de Portimão é visto como um exemplo inspirador de como os museus podem ser agentes ativos de envolvimento comunitário e preservação cultural.
O prémio foi recebido por Isabel Soares, diretora do Museu de Portimão.
«A comunidade piscatória tem sido incrível na partilha de conhecimento e no desenvolvimento deste projeto, que é um trabalho que não termina e no qual não podemos falhar, pois os pescadores contam com o nosso apoio e este deles», disse em declarações ao Sul Informação.
Inaugurado em Dezembro de 2023, o Centro Interpretativo do Salva-Vidas de Alvor é um projeto da Câmara Municipal de Portimão, através do Museu da cidade, e tem a colaboração da Junta de Freguesia de Alvor e constitui-se como núcleo museológico dedicado à história do salva-vidas “Alvor”, também recuperado, para o que contou com o apoio do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.
Além da vertente local de homenagem aos homens do mar da comunidade alvorense, a infraestrutura também dá a conhecer aos turistas que o visitam um património social, ambiental e cultural que desconhecem.
Quanto ao Prémio Museu Portimão/Portimão Museum Prize 2025, dos EMYA, foi para o Instanbul Museum of Modern Ar.