«Alice no País do Lixo», de Maria Clara Villa-Lobos, vai apresentar-se em Lagos, nos dias 12, 13 e 14 de Junho, com espetáculos para escolas e público em geral.
A peça, que se dirige às famílias, mas «irá tocar pessoas de todas as idades, tanto crianças quanto jovens e adultos», inspira-se no «criativo universo de Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas».
Segundo a AORCA – Associação de Observação, Regeneração e Criação na Actualidade, «esta história contemporânea leva-nos a uma viagem na qual, em vez de mergulhar na toca de um coelho, Alice mergulha num caixote de lixo e descobre que o mundo natural está agora muito comprometido».
Esta peça combina várias perspetivas e, «com humor e beleza artística, vem sensibilizar-nos acerca das consequências da sociedade de consumo, que nos leva a criar sempre mais e mais desperdício, causando a poluição dos nossos oceanos e espaços naturais e urbanos do mundo», acrescenta.
O espetáculo será apresentado no Centro Cultural de Lagos, para as escolas, nos dias 12 e 13 de Junho, às 10h30 e 14h00.
No mesmo local, mas no dia 14, às 11h00, será a vez de uma apresentação para o público em geral.
O espetáculo é uma produção da AORCA e XL Productions, no contexto do programa Arte & Ambiente.
Esta peça foi concebida por Maria Clara Villa-Lobos e criada em conjunto com Sofia Brito, Marco Olival, Gil Batista, Leo Calvino e Joana Couto.
ALICE NO PAÍS DO LIXO
De Maria Clara Villa-Lobos
Ficha Artística e Técnica:
DIREÇÃO ARTÍSTICA Maria Clara Villa-Lobos
INTERPRETAÇÃO Gil Batista, Joana Couto, Leo Calvino, Marco Olival e Sofia Brito
COMPOSIÇÃO MUSICAL Max Vandervorst
CENOGRAFIA Isabelle Azaïs
DESENHO DE LUZ Gaspar Schelck
FIGURINOS Anne Ruellan
DIREÇÃO TÉCNICA João Fontinha
CO-PRODUÇÃO AORCA, XL Produtions, Câmara Municipal de Lagos APOIOS República Portuguesa – Cultura / Direção – Geral das Artes, Programa de Apoio em Parceria – Arte e Ambiente e Turismo do Algarve
PARCERIAS Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Novas Descobertas Associação, Quinta Vale da Lama, Associação de Dança de Lagos, OPART, E.P.E/Estúdios Victor Cordón, Messe Militar e Frente e Verso