A andebolista algarvia Matilde Rosa conquistou este domingo a dobradinha ao serviço do Benfica e foi a melhor jogadora da final da Taça de Portugal feminina, com vitória do Benfica sobre o Madeira SAD por 29-17, em Matosinhos, no distrito do Porto.
Uma segunda parte de grande nível, com uma grande prestação da atleta de Lagos na baliza, valeu a reconquista da “prova rainha” pelas “encarnadas”, a terceira vez nos últimos quatro anos.
As madeirenses adiantaram-se primeiro no marcador, mas, com a ajuda da guardiã algarvia, o Benfica acabou por chegar à liderança com o carimbo de Mariana Costa (3-2), antes de o equilíbrio tomar conta da partida.
A equipa lisboeta foi para o intervalo com a vantagem mínima (13-12) e, no arranque do segundo tempo, a boa exibição de Matilde Rosa entre os postes e a boa capacidade ofensiva permitiram alargar a diferença, sem resposta à altura do Madeira SAD.
As encarnadas chegaram aos oito golos de vantagem, diferença confortável que garantiu a conquista da nona Taça de Portugal da história.
Eleita “MVP” do encontro, Matilde Rosa, de 19 anos, somou o seu segundo título na primeira época com a camisola “encarnada”, juntando a Taça ao campeonato nacional, um ano depois de ter deixado o Gil Eanes.