Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Dois fogos T2, de construção pública, vão começar a ser construídos no coração da aldeia de Alte. A consignação da obra aconteceu esta terça-feira, 15 de Abril, e as obras arrancam «dentro de dias».

«O edifício, com origens no século XIII e enquadrado na arquitetura tradicional popular local, encontra-se devoluto e praticamente em ruínas. O projeto prevê uma construção totalmente nova, que integrará dois fogos de tipologia T2. As infraestruturas de águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações encontram-se obsoletas pelo que serão renovadas no âmbito desta empreitada», diz a Câmara de Loulé.

A obra, que durará um ano, significa um investimento de quase 325 mil euros.

são brás de alportel

Integradas na Estratégia Local de Habitação do Município de Loulé, estas duas residências destinam-se ao arrendamento acessível, para famílias de rendimentos intermédios. 

«Precisamos fazer mais pelo nosso interior! O interior tem que fixar pessoas, demografia, atividade económica, vida social, para que as aldeias continuem a viver e a prosperar no futuro, sob pena de perdermos aquilo que é típico, genuíno e absolutamente diferenciador no nosso Algarve», disse o vice-presidente da Câmara de Loulé, David Pimentel, reportando-se à génese da Estratégia Local de Habitação, que arrancou em 2018.

O presidente da Junta de Freguesia de Alte, António Martins, realçou o «simbolismo» desta obra que vai muito além da construção de dois fogos.

«Alte é a aldeia mais bonita do Algarve, temos bastante turismo, mas não temos residentes. Como quase todo o interior do Algarve, Alte está em rápido processo de desertificação. E a política de habitação da Câmara tem quer ser um dos instrumentos fundamentais para combater esta desertificação», referiu, notando a falta de casas no interior ou os avultados valores das poucas existentes.

Como lembrou este responsável, a freguesia de Alte corre o risco, já nas próximas eleições, de não ter um número suficiente de eleitores para ter uma junta a tempo inteiro devido ao declínio de habitantes. Alte é uma das aldeias mais turísticas do Algarve, com 100 mil visitantes por ano, e apenas 1544 habitantes, muitos deles estrangeiros.

David Pimentel lançou o desafio à construtora para que a empreitada seja concretizada «tão breve quanto possível». Joaquim Bompastor, da empresa Ideias Explícitas, assegurou que tudo será feito para que esta obra seja realizada “dentro da qualidade que merece”.

são brás de alportel
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Tavira vai ter 150 fogos para habitação social e custos controlados nos próximos cinco anos

Tavira vai ter 150 fogos para habitação social e custos controlados nos próximos cinco anos

Sul Informação - Motorista de Vítor Aleixo morre em acidente com camião

Câmara de Loulé manifesta «o mais profundo pesar» pela morte de Luís Faísca Gonçalves

Sul Informação - Um morto e um ferido grave em colisão entre dois motociclos em Beja

Motorista de Vítor Aleixo morre em acidente com camião