Música, teatro, dança e documentários em que a língua portuguesa é «o fio estrutural». O Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé vai ser, de 20 a 24 de Maio, um «tempo de partilha e festa».
Pela sexta vez, Loulé será o centro das artes performativas em Portugal, recebendo grupos e convidados vindos de Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, várias latitudes onde o português, com cambiantes que alargam e enriquecem o léxico, permite a troca de conhecimentos, experiências, culturas e memórias.
A programação arranca com “Cabral, a última lua de homem grande”, um espetáculo de teatro com dramaturgia de Flávio Hamilton a partir do romance de Mário Lúcio Sousa. É uma cooprodução da Sikinada Cia. de Teatro (Cabo Verde) com o Teatro Art’Imagem (Portugal).
O espetáculo, inspirado em Amílcar Cabral, será exibido a partir das 21h00 no dia 21, no Cineteatro Louletano.
No dia seguinte (22), a partir das 11h00, há o workshop “Danças de lá_corpos de cá”, a partir das 11h00, no Pátio do Convento Espírito Santo. O workshop será ministrado por Bety Fernandes, bailarina e coreógrafa cabo-verdiana.
A companhia de Artes Luzes ao Palco (Lubango/Angola) vai levar a performance “Lágrimas de Sangue”, sobre a independência de Angola, ao Cineteatro Louletano, no dia 22, a partir das 21h00.
Quanto à exibição do documentário experimental “membrana”, de Irina Oliveira e José Azevedo, será no dia 23, a partir das 15h00, na Galeria Alfaia.
Estes dois jovens artistas estiveram em residência artística, em Loulé, durante três semanas para a conceção de um vídeo documentário a integrar na programação do Festival Tanto Mar.
O documentário será exibido também nos dias 24 (10h30 e 18h30, na Galeria Alfaia, e 21h00 no Cineteatro).
Quanto ao grupo de teatro do Oprimido (Guiné-Bissau) trará o espetáculo “O Desespero” ao Cineteatro Louletano, no dia 23, às 21h00.
O Tanto Mar termina com um “Show Tabuleiro”, criação musical de Roberto Brito, Neila Khadi e Moisés Victório, no dia 24, às 21h30, no Cineteatro Louletano.
O Tanto Mar é uma co-produção da “folha de medronho – associação de artes performativas de Loulé e da Câmara Municipal de Loulé.