Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Música, teatro, dança e documentários em que a língua portuguesa é «o fio estrutural». O Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé vai ser, de 20 a 24 de Maio, um «tempo de partilha e festa».

Pela sexta vez, Loulé será o centro das artes performativas em Portugal, recebendo grupos e convidados vindos de Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, várias latitudes onde o português, com cambiantes que alargam e enriquecem o léxico, permite a troca de conhecimentos, experiências, culturas e memórias.

A programação arranca com “Cabral, a última lua de homem grande”, um espetáculo de teatro com dramaturgia de Flávio Hamilton a partir do romance de Mário Lúcio Sousa. É uma cooprodução da Sikinada Cia. de Teatro (Cabo Verde) com o Teatro Art’Imagem (Portugal).

infraquinta rumo à sustentabilidade

O espetáculo, inspirado em Amílcar Cabral, será exibido a partir das 21h00 no dia 21, no Cineteatro Louletano.

No dia seguinte (22), a partir das 11h00, há o workshop “Danças de lá_corpos de cá”, a partir das 11h00, no Pátio do Convento Espírito Santo. O workshop será ministrado por Bety Fernandes, bailarina e coreógrafa cabo-verdiana.

A companhia de Artes Luzes ao Palco (Lubango/Angola) vai levar a performance “Lágrimas de Sangue”, sobre a independência de Angola, ao Cineteatro Louletano, no dia 22, a partir das 21h00.

Quanto à exibição do documentário experimental “membrana”, de Irina Oliveira e José Azevedo, será no dia 23, a partir das 15h00, na Galeria Alfaia.

Estes dois jovens artistas estiveram em residência artística, em Loulé, durante três semanas para a conceção de um vídeo documentário a integrar na programação do Festival Tanto Mar.

O documentário será exibido também nos dias 24 (10h30 e 18h30, na Galeria Alfaia, e 21h00 no Cineteatro).

Quanto ao grupo de teatro do Oprimido (Guiné-Bissau) trará o espetáculo “O Desespero” ao Cineteatro Louletano, no dia 23, às 21h00.

O Tanto Mar termina com um “Show Tabuleiro”, criação musical de Roberto Brito, Neila Khadi e Moisés Victório, no dia 24, às 21h30, no Cineteatro Louletano.

O Tanto Mar é uma co-produção da “folha de medronho – associação de artes performativas de Loulé e da Câmara Municipal de Loulé.

Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Adam Ben Ezra

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED

Carmen Souza

Este sábado há apresentação final do Festival MED, com concerto de Carmen Souza

Mostra Artes Plásticas

Casa da Cultura organiza mais uma Mostra Coletiva de Artes Plásticas de Loulé