Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel vai investir cerca de 700 mil euros no apoio ao associativismo local em 2025, um “aumento significativo” de 25% face ao ano passado, salienta o executivo.

O município são-brasense formalizou esta segunda-feira, 31 de março, os 25 protocolos e contratos-programa de apoio ao associativismo para este ano, que refletem «a dinâmica cultural, desportiva e social do concelho, envolvendo toda a comunidade».

O Plano Municipal de Apoio ao Associativismo, que já vai na sua 19.ª edição, é «há muito uma estratégia motor de desenvolvimento do concelho, por manter o entendimento da premência da cooperação e do reconhecimento do papel único das associações locais na realidade e desenvolvimento sociocultural do concelho».

recrutamento zoomarine 2025

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel reservou 693 mil euros do orçamento municipal de 2025 para apoiar o associativismo local, valor a que se juntam ainda, ao longo do ano, outros apoios que abrangem «um número muito maior de associações, na realização de atividades não regulares».

Esses apoios, refere o executivo, «não se cingem apenas em cariz financeiro», são também de cariz logístico, ao nível da divulgação e, muitas vezes, na coprodução e apoio a atividades realizadas pelas coletividades que desenvolvem atividades de caráter não regular no concelho.

Entre as novidades do Plano de Apoio ao Associativismo de São Brás de Alportel para 2025, estão a integração de novas modalidades desportivas – padel, boccia, andebol e patinagem –, «refletindo a diversidade e crescimento das práticas desportivas no concelho».

O município liderado por Vítor Guerreiro (PS), que está em final de mandato, também aumentou em 10% o apoio ao melhoramento de infraestruturas «consideradas de interesse municipal, garantindo melhores condições para a prática associativa».

O apoio a deslocações também foi reforçado, atingindo um valor base de 1.320 euros por viatura.

A cultura continua a ser um pilar essencial, com um apoio global de 42.410 euros, com crescimento de 3%, para as associações de cariz cultural. Seis associações culturais estão abrangidas: Associação Cultural Recreativa Escola de Música Sambrasense – ACREMS, Conservatório d’Artes Cartes, Rancho Típico Sambrasense, Agrupamento 1330 do Corpo Nacional de Escutas, Associação Cultural Sambrasense e Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

Sul Informação
Nova associação desportiva Gaviões de São Brás Clube com apoio da autarquia

No desporto, regista-se um investimento global de 153.516,88 euros, com um aumento de 11,5% em relação a 2024. A nova associação desportiva Gaviões de São Brás Clube, dedicada ao basquetebol, e o regresso do Clube de Caça e Pesca de São Brás de Alportel são as novidades.

O compromisso com as associações de cariz social também se intensifica em 2025. O apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários alcança um valor já muito próximo dos 500 mil euros, «tendo sido alvo de um aumento de quase 90% nos últimos três anos», assinala o executivo, que faz «um esforço muito grande» para garantir «as melhores condições salariais e trabalho aos bombeiros, de modo a assegurar a resposta de emergência no concelho».

Em relação ao bem-estar animal, o município apoia a missão solidária da Coração 100 Dono – Associação de Defesa e Proteção dos Animais Abandonados com 30.500 euros, para garantir a assistência a cerca de 300 animais.

O Museu do Traje da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que tem «um papel primordial no desenvolvimento cultural», conta com um apoio do município são-brasense de 21.243,00 euros para apoio às suas atividades.

O apoio à Associação de Agricultores de São Brás de Alportel também foi reforçado, para um total de 5.325,00 euros, «promovendo o acesso a programas de apoio e contribuindo para o desenvolvimento rural do concelho».

Sul Informação

O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel sublinhou que «apoiar o associativismo é investir nas pessoas, no dinamismo comunitário e na qualidade de vida» do concelho.

«Perante os desafios económicos atuais, continuamos a apostar num modelo de desenvolvimento sustentado e colaborativo. As associações são a alma do nosso território, promovendo inclusão, diversidade e uma identidade coletiva forte. É essencial que continuemos a valorizar e a apoiar este trabalho de proximidade, que tanto contribui para o bem-estar de todos», acrescentou.

infraquinta rumo à sustentabilidade
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Biblioteca_novos_computadores_2025 (1) (Medium)

Biblioteca de São Brás tem 10 novos computadores

Festa_tabuleiros_floridos_parises_2022 (300) (Medium)

Tabuleiros Floridos voltam a embelezar Parises

portimao-assinatura-contratos-programa-associacoes-3

Portimão distribui mais de 4 milhões de euros por 110 associações do concelho