Dina Gaspar, médica de família no Algarve, vai apresentar o seu livro “Moçambique. A Voz dos Filhos dos Retornados” esta segunda-feira, dia 14 de Abril, às 18h30, na sede da Sub-região de Faro da Ordem dos Médicos, em Faro.
Com este livro, a autora pretende «dar voz a uma população única — as crianças e os jovens que constituem a segunda geração dos portugueses que vieram de Moçambique depois do 25 de abril de 74».
Dina Gaspar, ela própria nascida em Nampula e vinda para Portugal em 1975, aborda o processo de descolonização, em que cerca de um milhão de pessoas foram deslocadas para Portugal, no que considera “uma transição abrupta”.
«A obra mergulha profundamente na experiência humana de quem se viu arrancado à sua terra e forçado a enfrentar uma sociedade em ebulição, nos tempos tumultuosos do período pós 25 de Abril de 1974, em Portugal», lê-se, na sinopse da publicação.

Dina Gaspar relata e partilha «histórias factuais de quem passou por aquela mudança drástica, porque a História “oficial”, em constante construção, emerge dos documentos, registos, ofícios, mas também dos testemunhos».
Esta obra «mergulha profundamente na experiência humana de quem se viu arrancado à sua terra e forçado a enfrentar uma sociedade “desconhecida”», no pós 25 de Abril de 1974, em Portugal.
A sessão de lançamento do livro tem entrada livre.