O Município de Lagoa já deu início à empreitada de requalificação do Jardim do Largo D. João II, na Mexilhoeira da Carregação, uma obra que implica um investimento municipal de mais 739 mil euros.
Com uma área de 5.565,00 metros quadrados, o espaço intervencionado, contíguo à Rua Patrício Júdice, na União de Freguesias de Estômbar e Parchal, será alvo de uma transformação profunda com o objetivo de «valorizar este jardim de uso público, reforçando a sua vocação como espaço de lazer, recreio e convívio para toda a comunidade», salienta a autarquia.
Entre as melhorias, está prevista a criação de uma praça central, em betão poroso, ladeada por bancos multifuncionais, pensada para acolher diversas atividades e eventos; a abertura do parque à envolvente, com novos percursos e acessos que o ligam ao cais e aos espaços circundantes; a criação de uma esplanada com bar, no topo norte, com vista privilegiada sobre o rio Arade e o parque infantil e a criação de uma nova zona de estacionamento público, junto ao cais.
Além disso, será instalada uma zona de jogo e recreio, com uma torre temática inspirada na vida marítima e uma pirâmide de cordas com 4 metros de altura; construído um terreiro em saibro para a prática de Petanca; valorizada a paisagem, com introdução de novas espécies vegetais adaptadas ao clima local, promovendo a sustentabilidade e a eficiência na manutenção dos espaços verdes; e requalificadas as redes de drenagem, abastecimento de água e iluminação pública, e instalação de novo mobiliário urbano.
«Esta intervenção integra a estratégia do Município de Lagoa para a regeneração urbana e qualificação do espaço público, promovendo uma cidade mais acessível, inclusiva e sustentável, onde o bem-estar da população está no centro das decisões», remata a autarquia.