O algarvio João Pinto, do Clube Naval de Portimão, foi 5º classificado em singulares e 6º em pares, com Luciana Matias, no Campeonato do Mundo da classe hansa 303, em vela adaptada, disputado até este domingo em Newport, na Austrália.
Na prova de singulares da frota de hansa 303, o velejador de Portimão terminou em 5º, empatado com o 4º classificado, ambos com 14 pontos, entre 72 embarcações, após seis regatas, com triunfo do Gauthier Bril (oito pontos).
João Pinto, que teve como melhor resultado o 2º lugar em duas regatas, lamentou nas suas redes sociais que a comissão organização tivesse anulado a regata das medalhas, devido à instabilidade do vento.
«Apesar da frustração com esta decisão, o nosso atleta João Pinto, do Clube Naval de Portimão, terminou o campeonato com um desempenho de excelência», realçou o emblema portimonense.
Em hansa 303 pares, João Pinto e Luciana Matias terminaram no 6º posto, com 37 pontos, numa frota de 44 embarcações, vencida pelos britânicos Rory McKinna e Jess Wong (12). A dupla portuguesa conseguiu dois 3ºs lugares.
«Parabéns aos nossos atletas pelo esforço e pela grande prestação neste campeonato mundial», reforçou o CNP.