Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Universidade de Évora lança concurso de arquitetura para o projeto do seu Polo de Saúde

A Universidade de Évora (UÉvora) anunciou que está a decorrer, até 19 de Abril, na plataforma Acingov, o procedimento concursal para apresentação de projeto de arquitetura com vista à construção do seu novo Pólo de Saúde.

Este Pólo de Saúde, que irá integrar a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, é «uma aposta da UÉvora numa abordagem inovadora da formação académica na área da Saúde, fortalecendo a sua relação com a comunidade, os stakeholders e a região do Alentejo», salienta a academia alentejana.

Banner lateral albufeira

O Pólo de Saúde foi pensado para «dar resposta às necessidades de formação na área da saúde no presente, mas também no futuro», acrescenta.

A construção deste novo Pólo de Saúde surge da «ambição» da Universidade de Évora «em providenciar à comunidade académica um espaço capaz de dar resposta às exigências funcionais dos ensinos na área da Saúde».

Através de uma agregação do ensino e investigação na área da saúde, este Pólo da Universidade de Évora irá potenciar sinergias com o novo Hospital Central do Alentejo, naquela cidade, projeto financiado pelo Programa Alentejo 2020, que vai servir 150 mil habitantes no distrito e cerca de 440 mil em todo o Alentejo, em articulação com os hospitais de Beja, Portalegre, Elvas e Litoral Alentejano.

Para João Nabais, vice-reitor das Infraestruturas e das Políticas para a Vida na Universidade, trata-se de um Pólo «de criação de conhecimento acessível a todos e de promoção de saúde, com infraestruturas ao serviço da população em geral».

Através do novo Pólo de Saúde, a UÉvora visa «formar profissionais que contribuam para a humanização dos serviços de saúde, procurando igualmente oferecer respostas mais eficazes e eficientes para os principais desafios atuais de saúde pública, prestando especial atenção ao perfil marcante da população da região na qual se insere».

«Por considerarmos que a simulação clínica é uma estratégia pedagógica, e, por isso, um meio utilizado pelos estudantes de enfermagem para desenvolverem os seus processos mentais e para adquirirem competências através da reprodução de cenários, num ambiente controlado e muito próximo da realidade, em experiências guiadas em laboratório, sabemos que é vital este investimento em infraestruturas que permitam a implementação de estratégias de ensino centradas nos estudantes e na sua participação ativa», realça João Nabais.

O procedimento agora aberto vai permitir a elaboração do projeto para a construção do Polo da Saúde, «o qual esperamos ser inovador, atrativo e estar alinhado com os desafios atuais de sustentabilidade económica, ambiental e social», conclui o vice-reitor das Infraestruturas e das Políticas para a Vida na Universidade de Évora.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

recrutamento zoomarine 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

EVORA-WINE-1

ÉvoraWine arranca esta sexta-feira com 300 vinhos em prova

Lusitano de Évora

«Não vamos para a Liga 3 para nos virmos embora», diz presidente do Lusitano de Évora

Hermínia Vilar UÉ em Sines

Reitoria Aberta deu a conhecer a Universidade de Évora em Sines