Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ténis: Algarvio Tiago Pereira esteve quase a fazer a festa no Faro Open

O tenista algarvio Tiago Pereira perdeu este domingo, 2 de Março, a final da 32ª edição do Faro Open. Marko Topo foi o grande vencedor, ao triunfar com os parciais de 6-1, 3-6 e 6-1.

Número 399 do ranking mundial, o tenista alemão de 21 anos impediu a festa do algarvio Tiago Pereira (504.º ATP), um ano mais novo.

Antes, Marko Topo já tinha ganho a Frederico Silva (262.º) por 6-3 e 6-4 nas meias-finais, adiadas para este domingo por causa da chuva.

inframoura

Campeão de dois ITF M15 em Monastir no ano passado, Tiago Pereira apurou-se para a terceira e mais importante final da carreira (a primeira na categoria ITF M25) depois de um braço de ferro com o britânico Liam Broady (702.º), top 100 há apenas ano e meio, ganho por 6-1, 2-6 e 7-6(2).

A jogar praticamente em casa, no clube que representa e pelo qual já conquistou títulos nacionais por equipas, gastou muita energia nesse triunfo em 2h15 e teve uma grande descarga emocional no momento da vitória. Com apenas duas horas para preparar a final, pagou a fatura no encontro decisivo, para o qual o adversário partiu bem mais fresco após resolver a meia-final com autoridade (nem sequer enfrentou pontos de break).

Mais fresco e com um jogo de base muito sólido, Topo apoiou-se no serviço (seis ases e 80% de pontos ganhos com o primeiro saque) e na direita para causar dificuldades a Pereira, que apesar do maior desgaste deu réplica no segundo set e alegrou o público que compôs as bancadas do Centro de Ténis e Padel de Faro na expetativa de o ver celebrar perto de casa.

Só que o alemão tinha uma reserva maior e voltou a superiorizar-se no parcial decisivo para lhe negar a festa e conquistar o quinto título da carreira, quarto na categoria ITF M25 e primeiro em 2025.

«O que me faltou foi mesmo o físico, mas apesar de ter perdido na final fico muito feliz com esta semana e com a maneira como mesmo assim lutei em todos os pontos. Talvez não tenha jogado o meu melhor ténis, mas sem dúvida que estou muito feliz por ter chegado pela primeira vez à final de um M25 e ainda por cima logo em casa», garantiu Tiago Pereira após a jornada dupla que fez dele vice-campeão do Faro Open.

Acerca do encontro decisivo, o jovem algarvio confirmou que sentiu «muitas dificuldades em lidar com o serviço dele, porque é muito forte, e também com a direita muito potente», classificando Topo como «um jogador sólido, que também falha pouco do lado da rede e que apesar de não ser o melhor jogador à rede aproveita e sobe com as situações praticamente acabadas».

Num dia especial, Tiago Pereira contou que almoçou com a família entre os dois encontros e tentou «normalizar a situação» antes de disputar o mais importante da carreira. 

«Tentei conviver com a minha mãe, com o namorado dela e com o meu pai para normalizar a situação. É claro que não dá para desligar completamente da emoção, porque foi um feito muito especial para mim, mas tentei ao máximo encará-lo como outro jogo qualquer e dar tudo em todos os pontos. Mostrei que sou um lutador nato e, apesar de não ter corrido como queria, estou muito feliz e muito orgulhoso», disse.

Para Marko Topo, o desfecho deste domingo foi «fantástico» e deixou-o orgulhoso.

«O Fred é um excelente jogador. É esquerdino e um grande lutador, por isso torna-se muito difícil de defrontar. Fiquei muito feliz por ter conseguido ganhar em dois sets e depois contra o Tiago, que é muito talentoso e está a evoluir, foi importante ter mais energia do que ele. Consegui analisá-los muito bem e joguei o meu melhor, por isso estou mesmo muito feliz. Não foi uma semana nada fácil por causa das condições, tivemos de jogar indooroutdoor, lidar com a chuva e a espera, mas adaptei-me muito bem e consegui gerir os nervos», disse.

Quando os pontos do Faro Open forem contabilizados, Tiago Pereira chegará ao melhor ranking da carreira, numa posição próxima do top 450, e Marko Topo ficará uma centena de lugares acima.

inframoura
teatro das figuras

Também poderá gostar

Foto: Edgar Pires | Sul Informação

Tozé Marreco diz que «a justiça do futebol podia ter dado mais pontos» ao Farense

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara

Estadio-Algarve_bc

Estádio Algarve junta-se à Luz e ao Dragão em «prestigiada rede europeia»