Depois de, em 2023, o Algarve ter registado «dados históricos» no que diz respeito à atividade turística e de, em 2024, ter superado esses mesmos resultados, este ano, a Região de Turismo do Algarve (RTA) espera poder celebrar o seu 55º aniversário com números ainda melhores.
Quando ainda se está no primeiro trimestre do ano, pode ser prematuro prever como se vai chegar a Dezembro, mas, de acordo com André Gomes, presidente da RTA, «os números que temos neste momento, que são de Janeiro, já mostram que voltámos a crescer 1,1% relativamente ao ano passado nos principais indicadores».
As declarações foram feitas aos jornalistas esta quarta-feira, 13 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que está a decorrer até domingo.
No que diz respeito a épocas festivas e de maior afluência – como é o caso do Carnaval, que já passou, da Páscoa, que se avizinha, e do Verão – André Gomes revela que o que lhe tem sido transmitido é que, em termos de reservas, estamos com «números superiores àquilo que verificávamos na mesma altura no ano passado».
«Como sabemos, este é um setor vulnerável a algumas circunstâncias externas que não controlamos e que, obviamente, influenciam os desempenhos dos mercados, nomeadamente de alguns dos nossos mercados emissores», mas «as expectativas são extremamente positivas».
Em relação aos dados do ano passado, o responsável da RTA afirma que o Algarve apresentou um crescimento de 1,3%, ao nível de hóspedes nacionais, e de 3%, ao nível do turismo internacional.
Dados que, como diz, «contrariam algumas narrativas a que vamos sendo habituados de que havia menos turistas nacionais na região em 2024». «De facto, é com agrado que todos os dados vêm demonstrar o contrário», enfatiza.
Em relação aos mercados «mais tradicionais», com os quais o Algarve tem «uma ligação histórica» – como é o caso do britânico, irlandês ou alemão – continua, de acordo com André Gomes, a haver um crescimento. Esta realidade também se verifica, contudo, nos «mercados com alto potencial de crescimento, como o norte-americano ou outros do norte e centro da Europa».
Com o Algarve há dois anos consecutivos a superar as percentagens de turistas e de dormidas, a RTA revela que pretende começar a apostar mais numa nova estratégia a longo prazo, juntamente com o Turismo de Portugal, que se focará «naquilo que tem sido a capacidade do setor de acrescentar valor e de valorizar o nosso território».
«Podemos estar a falar de muitos milhões no turismo, mas esses milhões também têm de se refletir na melhoria das condições de vida» das comunidades locais e dos trabalhadores do turismo, com os salários aumentados, por exemplo.
André Gomes aproveitou ainda a BTL para apresentar as novas rotas do aeroporto de Faro e realçar a importância das conectividades aéreas durante todo o ano.
As celebrações dos 55 anos da RTA também estiveram em destaque, mas ainda são surpresa.
Para já, sabe-se apenas que se trata de uma programação de 55 eventos, que vão decorrer nos 16 concelhos algarvios, entre os dias 18 de Março e 27 de Setembro, e que «vão desde eventos culturais e desportivos, a conferências estratégicas, até ao assinalar de efemérides como os 60 anos do Aeroporto de Faro ou os 30 anos da AHETA».
«O que pretendemos com estes 55 anos e com estes 55 eventos é também, de alguma forma, alavancar, em termos de divulgação e de promoção, muitos dos eventos icónicos que já vamos tendo anualmente na região», remata André Gomes.
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