Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O Município de Portimão realizou na semana passada a primeira reunião de concertação para dar início a uma nova fase crucial na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), um processo que reúne pareceres de 40 entidades que refletem «a diversidade de interesses e a importância do desenvolvimento sustentável do território».

Em nota, a autarquia esta esta é uma mudança encarada como estratégica e que «reforça a visão da cidade como um polo de inovação, conhecimento e qualidade de vida».

«Com o objetivo de afirmar Portimão como a capital do Barlavento Algarvio», o Município explica que «a revisão do PDM propõe um modelo territorial que aposta na revitalização urbana, na qualificação do edificado existente e na criação de mecanismos legais ágeis que promovam a requalificação dos espaços públicos e habitacionais».

Banner lateral albufeira

Um dos exemplos apontados é «o facto de o aumento do solo urbano ser apenas 2%, privilegiando a consolidação dos perímetros já existentes, numa clara aposta na sustentabilidade».

Além disso, «a inovação e o conhecimento surgem como pilares fundamentais deste plano».

«A criação de um novo campus universitário e a implementação de parques empresariais de inovação e tecnologia são algumas das propostas que visam diversificar a base económica da cidade, mitigando a dependência do turismo e criando oportunidades para fixar mão de obra qualificada, atraindo investidores e promovendo uma economia dinâmica ao longo de todo o ano».

Sul Informação

A autarquia frisa ainda que «a qualidade de vida está no centro desta estratégia, oferecendo uma proposta urbana à altura das expectativas dos seus habitantes e visitantes» e que estima que «a população de Portimão cresça 10% até 2040, aponta para a qualificação, e não a massificação, orienta a política de habitação, com parcerias público-privadas para disponibilizar habitação a preços acessíveis, permitindo fixar jovens casais, profissionais e reforçar os serviços públicos essenciais».

A valorização dos seus símbolos — como a sardinha, a ria de Alvor, o rio Arade e a tradição conserveira — surgem ainda vincadas como os que alavancam a cidade como destino atrativo para viver, investir, estudar, trabalhar e visitar.

«Este plano reforça a centralidade de Portimão no contexto regional, consolidando-a como motor de desenvolvimento económico e social do Barlavento Algarvio. A Câmara Municipal de Portimão reafirma assim o seu compromisso com um futuro sustentável, inovador e promissor, onde a qualidade de vida e a identidade cultural se unem em prol do bem-estar coletivo», lê-se na nota deste Município.

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Castro Verde_er_01

Castro Verde atualizou o seu Plano Diretor Municipal que já tinha mais de 30 anos

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio