Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Luís Sequeira é o novo presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), sucedendo no cargo a Francisco Mateus, que liderava aquela estrutura desde 2015, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a CVRA revelou que a nomeação de Luís Sequeira, que é licenciado, mestre e doutorado em Gestão, foi aprovada, já este mês, por unanimidade, culminando «um processo de seleção e recrutamento iniciado no último trimestre do ano passado».

O novo presidente da CVRA possui «uma carreira sólida e reconhecida no setor vitivinícola», tendo iniciado o seu percurso profissional, em 1993, na Adega Cooperativa da Covilhã e, mais tarde, assumido funções de diretor comercial e de ‘marketing’ na A. A. Cálem (Porto Cálem).

vamos à vila 2025

«Em 2001, integrou a The Fladgate Partnership, um dos grupos líderes no setor do vinho do Porto que detém as marcas Porto Taylor’s, Porto Fonseca e Porto Croft, onde passou a fazer parte do Conselho de Administração em 2009, assumindo a direção-geral da divisão de vinhos», indicou a comissão vitivinícola.

Desde 2012, é também professor no Instituto Superior de Gestão (ISG), em Lisboa, e, em 2016, tornou-se membro da direção da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP).

Na liderança da CVRA, Luís Sequeira sucede, assim, a Francisco Mateus, que presidia, desde 2015, à estrutura responsável pela certificação e promoção dos Vinhos do Alentejo, sediada em Évora.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.

Com uma área de vinha de 23,3 mil hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.

O Alentejo, uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, é ainda detentor de uma iniciativa pioneira e multipremiada, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Porto de sines

Porto de Sines investe nas acessibilidades e no futuro Terminal Vasco da Gama

Praia fluvial de Monsaraz (2)

Época balnear na praia fluvial de Monsaraz começa este domingo

Castro Verde_vale goncalinho_er

Abertas candidaturas para Conservação da Natureza, Biodiversidade e Património Natural no Alentejo