51 entidades, 56 modalidades, 5308 atletas, 62 eventos e 21 projetos desportivos vão ser este ano apoiados pelo Município de Loulé, com 2.170.500,00 euros.
Os contratos-programa de apoio ao desenvolvimento desportivo com clubes e atletas do concelho, como forma de promoção do desporto neste território foram assinados ontem e mostram que houve um acréscimo em relação ao valor atribuído no ano transato, que se ficou pelos 1.994.017,61 euros
De acordo com o Município de Loulé, além do expectável crescimento do número de atletas, a criação do Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, levou a um aumento das atividades e das modalidades praticadas, «o que justifica este incremento da dotação financeira».
Para acederem a este programa, os clubes tiveram que fazer as suas candidaturas através do Portal do Associativismo.
O programa define os tipos e formas de apoios a conceder pelo Município para a promoção e dinamização da prática da atividade física e do desporto, promovendo estilos de vida saudável, estabelecendo as regras e condições para a sua atribuição.

O apoio será realizado em três os eixos. Desde logo, com a promoção do desporto e atividade física (apoio a atividades federadas, não federadas e de inclusão ativa). Depois, na área do apoio a projetos de responsabilidade social, organização de eventos desportivos, participação em competições internacionais e a apoio a atletas de alto rendimento e que estão envolvidos em projetos olímpicos e paralímpicos.
Finalmente, o apoio à modernização e autonomia associativa, como aquele que é dado à manutenção ou aquisição de viaturas, aluguer de transportes em deslocações fora do Algarve (além dos transportes do próprio Município), aquisição de material desportivo e às comemorações de efemérides/aniversários dos clubes.
Durante a apresentação desta iniciativa, em termos comparativos com o ano de 2024, o vereador do desporto, Carlos Carmo, destacou o aumento do número de atletas abrangidos pelo programa: mais 230.
«Desde 2017, temos uma tendência crescente do número de atletas, seja federado ou não federado. Deixa-nos bastante orgulhosos que o vosso trabalho, apoiado através deste programa, tenha tido impacto no número de atletas que praticam», disse este responsável.
A par do programa, há ainda a referir a parceria entre a Autarquia de Loulé e o IPDJ, através do Clube TOP, tendo em vista a valorização dos dirigentes desportivos com um programa de formação.

«Há muitos anos que o concelho abandonou a monocultura do futebol, o que resultou numa riqueza muito maior no nosso concelho. Temos mais modalidades, mais atletas. O concelho de Loulé tem a felicidade de ter nesta altura uma dinâmica desportiva verdadeiramente assinalável e que nos deve orgulhar a todos», considerou Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.
Quanto ao futuro, referiu: «Tenho a certeza que o desporto vai continuar a evoluir no nosso concelho, nomeadamente em termos de oferta de espaços requalificados e de novos espaços, porque cada vez temos mais atletas e a procura por espaços não para de crescer. Loulé vai continuar a afirmar-se, cada vez mais, como um concelho que dá cartas no campo desportivo à escala do país».
Além dos contratos-programa celebrados pelos clubes, o contrato de patrocínio desportivo foi celebrado com a ciclista Daniela Campos, o velejador João Pontes e a ginasta Sofia Correia.