O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PMDAE) vai ser apresentado pelo Serviço de Proteção Civil e Defesa da Floresta (SPCDF) da autarquia no próximo dia 10 de Março, às 10h00, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI.
A sessão contará com as intervenções do presidente da Câmara e do Coordenador Municipal de Proteção Civil.
Além disso, estarão presentes sete entidades: agrupamentos de escola Júlio Dantas e Gil Eanes, Polícia de Segurança Publica, Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Polícia Marítima e Santa Casa da Misericórdia de Lagos.
Na Praça do Infante estarão também expostos veículos das forças de segurança e socorro integrantes para a entrega oficial dos equipamentos DAE (Desfibrilhador Automático Externo). Esta é uma das atividades do SPCDF para o mês de Março, integrada nas comemorações do Mês da Proteção Civil. O acesso é gratuito, mediante inscrição aqui.
O PMDAE de Lagos é uma iniciativa do município que visa «melhorar a resposta a situações de emergência, nomeadamente em casos de paragem cardiorrespiratória (PCR), promovendo a segurança e o bem-estar da população» e tem como objetivo principal «a instalação de DAE em locais estratégicos e a formação de operacionais que possam utilizá-los, de forma eficaz, com vista a aumentar as taxas de sobrevivência e diminuir os danos associados a paragens cardiorrespiratórias».