O compromisso, por parte do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), para fazer um estudo para aferir o período de defesa do sargo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) foi um dos resultados de uma recente reunião entre a tutela e as Comissões de Pescadores e População da Costa.
No encontro, que contou com Cláudia Monteiro de Aguiar, secretária de Estado das Pescas, também participaram representantes dos municípios de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, bem como da Autoridade Marítima Nacional, IPMA, Direção-Geral dos Recursos Marítimos, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Centro de Ciências do Mar.
Os pescadores contestam, há anos, que foi estabelecido um período de defeso do sargo que nunca foi avaliado, apesar de haver esse compromisso, algo que poderá agora mudar.
Outro dos compromissos saído desta reunião foi o avanço de um protocolo com os municípios no âmbito da segurança/sinalização nestas áreas de pesca Lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O encontro contou com a participação de David Rosa, representante das Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa.