Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Portugal vai testar a utilização dos dados fornecidos pelo sistema FireSat, uma tecnologia de ponta para a deteção e monitorização de incêndios, e avaliar a sua eficácia nas operações de gestão de fogos rurais, foi anunciado esta segunda-feira, 24 de Março.

Em comunicado, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) diz que assinou com a Earth Fire Alliance (EFA), organização sem fins lucrativos criada para dinamizar o projeto FireSat, um memorando de entendimento para promover a adoção daquele sistema em Portugal.

Este acordo é considerado «um avanço significativo na utilização de tecnologia de ponta para a deteção e monitorização de incêndios rurais» no país.

inframoura cada gota importa

O sistema FireSat é uma constelação de satélites, concebida especificamente para a deteção e caracterização de incêndios, fornecendo uma visão detalhada e abrangente da atividade do fogo, quase em tempo real, podendo ser capitalizada em todas as fases da cadeia de processos na área dos incêndios rurais, desde o planeamento ao pós-incêndio.

A AGIF, entidade responsável pela coordenação estratégica do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) em Portugal, refere que esta colaboração permitirá «testar a utilização dos dados fornecidos pelo FireSat e avaliar a sua aplicabilidade e eficácia nas operações de gestão de fogos rurais, nomeadamente na deteção e monitorização de incêndios, incluindo alertas, perímetros de incêndios, potência radiativa e taxa de propagação».

Este organismo indica também que o memorando de entendimento «não implica obrigações financeiras nem legais para nenhuma das partes e tem validade até 31 de Dezembro de 2026, com possibilidade de renovação por mútuo acordo».

Durante este período, segundo a AGIF, haverá partilha de dados, conhecimento e experiência entre ambas as organizações, mas também com a comunidade de Early Adopters (utilizadores pioneiros) da Austrália e EUA, para maximizar o impacto do FireSat nos processos do SGIFR.

A colaboração com a EFA coloca Portugal na vanguarda da utilização de tecnologias espaciais para a gestão de incêndios, garantindo maior eficiência e eficácia na resposta e prevenção de eventos extremos.

A Earth Fire Alliance é uma organização sem fins lucrativos, criada para dinamizar o projeto FireSat, cuja missão é permitir a monitorização de todos os incêndios a nível global, servir a comunidade com informação fidedigna e atempada e conservar ecossistemas e a biodiversidade da Terra, através da definição de estratégias de resistência às alterações climáticas.

A EFA é suportada, entre outros, por parceiros como a Google, a Gordon and Betty Moore Foundation e o Environmental Defense Fund.

festival do marisco de olhao
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

apagao algarve (2)

Algarve volta à normalidade depois do apagão

GNR_incendios_er_01

Incêndios: Governo prolonga até 31 de Maio limpeza de terrenos e sinaliza 988 freguesias

bombeiros_er_03

Incêndio habitacional em Beja destrói recheio de quarto e desaloja um homem